| hmin
Duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira, dia 12, mostram uma queda na intenção de voto obtida pela candidata do PFL à Presidência, Roseana Sarney. Em uma delas, o tucano José Serra já a ultrapassou e está em segundo lugar.
De acordo com o Ibope, a governadora tem 17% das preferências dos entrevistados e ocupa o terceiro lugar. Ela perde a segunda posição para José Serra (PSDB) que está com 19%.
Em primeiro lugar está Luis Inácio Lula do Silva (PT), com 24% das intenções. O governador do Rio, Anthony Garotinho (PSB), ocupa a quarta posição com 11%. Em quinto lugar está Itamar Franco (PMDB) com 5% dos votos. O eterno candidato do PRONA, Enéas, ocupa a última colocação com apenas 2%. O Ibope ouviu 2000 pessoas entre os dias 7 e 11 de março, em todo o país. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos
Em outro levantamento, encomendado pelo próprio partido ao instituto GPP, a governadora do Maranhão aparece com 18,6% das intenções, ainda em segundo lugar, mas 4,4 pontos percentuais abaixo do que obtivera na pesquisa mais recente.
Segundo o IGPP, Roseana contava com 23% de preferência eleitoral em fevereiro. A pesquisa foi realizada no final de semana, por determinação do PFL, que queria medir o impacto da crise na candidatura da governadora. O resultado foi apresentado nesta terça à candidata pelo presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), que foi ao Maranhão para discutir a campanha com Roseana.
Segundo a pesquisa, o líder da disputa ainda é o petista Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto ele sofreu uma ligeira queda de fevereiro para cá. Passou de 28% para 26,6%. O candidato do PPS, Ciro Gomes, foi o que apresentou maior crescimento. Seu índice saltou de 7% para 10,8%. Sua performance animou os pefelistas que apontam Ciro como uma alternativa a Roseana.
Depois dele, o candidato do PSDB à Presidência, senador José Serra (SP), teve um bom desempenho. Subiu de 12% para 15,2%, um crescimento de 3,2 pontos percentuais, e está tecnicamente empatado com Roseana. Cercado por tucanos no plenário do Senado, Serra disse que não pretende comemorar nem comentar publicamente os resultados das pesquisas. Mas se mostrou confiante.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.