| 08/12/2005 16h44min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje a Montevidéu, onde participará da Cúpula semestral do Mercosul. Além de cumprir a agenda específica da reunião do Mercosul, Lula se encontrará, na capital uruguaia, com os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez.
Um dos assuntos mais importantes desta Cúpula será definir a forma com que a Venezuela se incorporará como membro pleno do bloco, uma decisão política tomada pelos presidentes à qual deve se seguir um processo de ratificação de tratados e ajustes tarifários por parte de Caracas.
A incorporação da Venezuela despertou alguns receios em setores empresariais, que temem que as posições políticas de Chávez "contaminem" as negociações que o Mercosul mantém, como as que relativas ao acordo de livre comércio com a União Européia (UE) e à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Nesse sentido, o assessor de Assuntos Internacionais do Governo brasileiro, Marco Aurélio Garcia, disse recentemente à EFE que a Venezuela terá de se adequar ao Mercosul e aos processos que este bloco já vem implementando.
– É a Venezuela que se incorpora ao Mercosul e não o Mercosul que se incorpora à Venezuela – disse García.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.