| 10/11/2005 15h31min
O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Pascal Lamy, defendeu hoje o adiamento, até o início do ano que vem, das negociações para fechar um acordo previo sobre comércio global.
As conversas entre os membros da OMC, incluindo Estados Unidos, União Européia, Índia e Brasil, no início da semana não conseguiram avançar em temas como agricultura ou bens industriais e serviços - áreas decisivas para a rodada.
Estados líderes da OMC - entre os quais o Brasil - concordaram que seria impossível chegar a um entendimento sobre um projeto para cortar subsídios agrícolas e reduzir tarifas na reunião ministerial de Hong Kong, marcada para dezembro. A decisão foi aceita sem dissidências em uma reunião de representantes de todos os 148 membros da OMC na quarta-feira.
– Não há um nível suficiente de convergência. Se tentarmos esse salto e não conseguirmos, nós podemos perder o que já foi alcançado – afirmou Lamy.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.