A temporada 2009 da ASP World Tour, antigo WCT, traz novidades no formato das etapas do Dream Tour. Com a nova fórmula, a disputa será homem a homem e não há mais repescagem. Com isso, não há a segunda rodada e quem ganhar passa para as oitavas-de-final.
Assim, os competidores irão para o tudo ou nada já na primeira bateria. As alterações sugeridas pela ASP não são obrigatórias ainda em 2009 e, ao mesmo tempo, não são unanimidade entre os competidores e demais envolvidos nas etapas. Alguns eventos já usaram a fórmula este ano, como Bells Beach, na Austrália, e Teahuppo, no Taiti.
A etapa brasileira do Tour, que pela primeira vez será realizada na melhor época de ondas em Santa Catarina, de 27 de junho a 05 de julho, na Praia da Vila, em Imbituba, será deflagrada aos moldes do formato usado até o ano passado. No entanto, poderá mudar no decorrer da disputa se o início for adiado por três dias. Desta forma, os organizadores garantem a conclusão do evento no prazo máximo estabelecido pela ASP.
Como funciona o novo formato
Pelo novo formato, o primeiro round da disputa é formado por 32 competidores com baterias homem a homem. Dos atletas da bateria inaugural, três podem ser wild card (convidados do evento). Quem vencer a primeira disputa avança à segunda rodada, onde estarão os top 16, competidores já pré-classificados pelo ranking ASP World Tour.
Os oito primeiros cabeças-de-chave garantem a vaga com com base na listagem de 2008, quando ainda não havia o novo formato. Essa pré-classificação é fixa e eles têm vaga cativa em todas as 10 etapas do Tour. Os demais – do Top 9 ao Top 16 serão definidos de acordo com o ranking atual.
Formato anterior
No formato usado no ano passado e também adotado na primeira etapa do Mundial em 2009, na Gold Coast (foto), Austrália, não há pré-classificação dos cabeças-de-chave ou Tops do ranking. Além disso, as baterias da primeira rodada são disputadas por três competidores, sendo que o vencedor avança direto à terceira rodada e os dois últimos ganham uma nova chance na repescagem (segunda rodada).
As disputas são definidas de acordo com o ranking. A partir da terceira rodada, as baterias são homem a homem até a decisão. A ASP adotou algumas mudanças para o formato que vinha sendo utilizado até o ano passado. As alterações – relacionadas à segunda rodada (repescagem) - são opcionais e podem ser colocadas em prática se necessário.
A primeira delas é classificar os dois primeiros colocados na bateria inaugural direto para a terceira rodada, eliminando automaticamente o terceiro colocado. A outra opção é excluir a segunda rodada, caso a realização desta impeça o evento de ser concluído no prazo máximo estabelecido.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.