Conteúdo: wct-brasil | 02/07/2009 18h51min
A data da etapa brasileira do circuito ASP World Tour deve sofrer nova alteração no próximo ano. O diretor de prova do Hang Loose Santa Catarina Pro, Xandi Fontes, confirmou que a organização está estudando antecipar o campeonato pelo segundo ano consecutivo – no ano passado, o evento foi disputado entre outubro e novembro, na Praia da Vila, em Imbituba.
O motivo para a mudança da data é a realização da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, inicialmente prevista para ocorrer entre 11 de junho e 11 de julho. Ainda não há uma definição de quando Imbituba receberia os maiores nomes do surfe. Há duas opções: maio ou agosto.
A data correta deve ser anunciada em setembro deste ano, após o encontro entre a ASP (Associação de Surfe Profissional) e as entidades licenciadas, na Espanha.
— Pensamos inicialmente no período entre os dias entre 22 e 30 de maio. É o famoso veranico de maio, quando teríamos ondas boas, um swell (ondulação) claro e boa temperatura – explicou Fontes.
Foi levantada também a possibilidade de Fiji retornar ao Circuito Mundial. Assim, o evento no Brasil seria adiado para depois da etapa em Jeffrey’s Bay, na África do Sul, podendo ocorrer entre o final de julho e início de agosto. O diretor brasileiro, no entanto, não escondeu qual a sua vontade:
– Agosto é frio e chuvoso. Por isso, vamos torcer por maio – afirmou Fontes, que até manifestou o desejo de que a etapa permanecesse nesta época em futuras temporadas.
Inverno não decepciona organizadores
Pela primeira vez na história, a disputa no Brasil foi realizada no inverno – desde 2003 ele vinha acontecendo no início de novembro. Apesar disso, a Praia da Vila apresentou boas ondas nos dois primeiros dias de competição, e as condições do mar voltaram a melhorar nesta quinta-feira. Nem mesmo o frio espantou o público brasileiro, que compareceu a todos os dias de campeonato para acompanhar as
performances dos melhores do mundo.
– Para falar a
verdade, estávamos apreensivos. Mas o que se percebeu, principalmente, foi que o público não mudou. Independente de ter dado dia de sol ou até chuva, como tivemos no sábado, a torcida estava aqui presente – ressaltou Xandi Fontes.
Estrutura de apoio no Rosa
A organização do Hang Loose SC Pro analisa mais uma novidade para a próxima temporada. Está sendo cogitada a instalação de uma base de apoio, menor do que a construída na Praia da Vila, na Praia do Rosa – destino de muitos competidores nos dias de paralisação.
– Lá no Rosa temos um swell de Leste que não é tão bom aqui na Vila. Se der certo, esta pode ser a novidade para a etapa brasileira do ano que vem. Digamos que seria uma estrutura de espera na Praia do Rosa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.