Conteúdo: wct-brasil | 29/06/2009 08h10min
A segunda-feira amanheceu com um vento Nordeste muito forte, que provocou o primeiro dia de folga geral no Hang Loose Santa Catarina Pro, em Imbituba. Logo na primeira chamada, às 7h, uma reunião do diretor de prova com o chefe dos juízes e representantes dos surfistas, decidiu pelo adiamento da terceira fase para as 7h30min horas da terça-feira na Praia da Vila.
No entanto, as previsões indicam que o mar só deve apresentar boas condições para continuar a competição na quarta ou quinta-feira. A etapa brasileira do ASP Tour tem prazo até domingo para ser encerrada e precisa de mais dois dias de boas ondas, como as do último final de semana, para definir o campeão em Imbituba.
— A mudança de data de outubro/novembro para agora já foi positiva, pois começamos o evento com boas ondas de 4-6 pés logo nos dois primeiros dias de espera, com bastante público na praia, no domingo mesmo a Vila ficou lotada e isso mostra a força que nosso esporte tem — destacou Xandi
Fontes, diretor de prova do Hang
Loose SC Pro 2009.
— Hoje (segunda-feira) tivemos uma decisão bastante difícil, porque o swell (ondulação) grande que estava previsto pra esta semana não vai acontecer mais. Aquele novo swell de Sul que seria até maior do que o desse final de semana já desapareceu, está bem menor, então hoje era a maior condição da semana. Só que esse vento nordeste forte impediu que rolássemos o evento hoje. Os surfistas preferiram arriscar em esperar o que vem por aí, do que competir com este vento de hoje, que realmente prejudica muito a execução das manobras porque entra de frente para as ondas aqui na Vila. Então, tivemos uma decisão democrática no sentido de aguardar — explicou Xandi Fontes.
Ele também destaca que é para isso que existe um período maior para realizar o campeonato, justamente para que ele role nas melhores condições de ondas possíveis.
— Exatamente! Temos hoje a facilidade da internet para analisar as previsões e assumir
riscos. Hoje foi uma decisão difícil porque tem onda
de 3 a 5 pés para fazer o campeonato, mas só que tem muito vento e o adiamento foi baseado na opinião dos próprios surfistas, isto é que é importante. Marcamos uma nova chamada para terça-feira, às 7h30min, mas a tendência é de que o melhor dia seja quinta-feira para a gente rolar a terceira fase e finalizar o evento na sexta-feira provavelmente, mas tudo é só previsão ainda — ressalta Xandi.
Os surfistas realmente aprovaram a decisão da comissão técnica do Hang Loose Santa Catarina Pro. O cearense Heitor Alves ganhou o último confronto do domingo pela repescagem para se tornar o terceiro brasileiro classificado para a terceira fase. Os outros são o paulista Adriano de Souza, que ganhou o duelo verde-amarelo com o campeão brasileiro Gustavo Fernandes, e o catarinense Neco Padaratz, que despachou o havaiano Fredrick Patacchia, que no ano passado foi semifinalista da etapa brasileira do ASP World Tour na Praia da Vila. Heitor Alves entrou no mar na segunda-feira para testar as condições e
foi
totalmente a favor do adiamento.
— Fiz um surfizinho agora, tem umas ondas, mas o vento está muito forte, quase não dá para enxergar nada no drop e a galera tava até comentando lá dentro que hoje está mais para kitesurfe do que para surfe — disse Heitor Alves, que vai disputar a segunda vaga para as oitavas-de-final contra o norte-americano Damien Hobgood.
— Pois é, como estou nas primeiras baterias vim logo cedo para cá, mas foi super acertada a decisão de adiar o campeonato. Dei uma olhada na internet e vi que tem uma previsão boa para essa semana ainda. As ondas vão estar um pouco menores, mas sem esse vento forte que realmente não está dando qualquer condição para o campeonato rolar hoje aqui.
Heitor Alves comenta o adiamento no vídeo
>>> Acompanhe ao vivo pelo site oficial
Confira as baterias da terceira fase:
1) Bede Durbidge (AUS) x Michel Bourez (PYF)
2) Damien Hobgood (USA) x Heitor Alves (BRA)
3) Jeremy Flores (FRA) x Tim Boal (FRA)
4) Adriano de
Souza (BRA) x Greg Emslie (ZAF)
5) Bobby Martinez USA x Tiago Pires (PRT)
6)
Jordy Smith (ZAF) x Dustin Barca (HAW)
7) Kekoa Bacalso (HAW) x Dean Morrison (AUS)
8) Joel Parkinson (AUS) x Neco Padaratz (BRA)
9) Taj Burrow (AUS) x Nathaniel Curran (USA)
10) Dayyan Neve (AUS) x Tim Reyes (USA)
11) Kelly Slater (USA) x Ben Dunn (AUS)
12) Tom Whitaker (AUS) x Chris Davidson (AUS)
13) C.J. Hobgood (USA) x Mikael Picon (FRA)
14) Mick Campbell (AUS) x Josh Kerr (AUS)
15) Mick Fanning (AUS) x Roy Powers (HAW)
16) Taylor Knox (USA) x Chris Ward (USA)
Tamanho das ondas está bom para a prática do surfe, mas vento prejudica formação
Foto:
Julio Cavalheiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.