WCT Brasil | 01/06/2009 19h21min
No ano 2000 a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) implantou o mesmo sistema de duas divisões utilizado no Circuito Mundial, criando o Supersurf. A décima edição do circuito nacional foi inaugurada no Guarujá (SP) com vitórias do paraibano Jano Belo e da paulista Suelen Naraisa na Praia das Pitangueiras. O segundo desafio começa quinta, dia 4, e vai até domingo na praia de Stella Maris, em Salvador, que só recebeu a Divisão Principal do Brasileiro no seu primeiro ano e volta agora para sediar a quinquagésima etapa da história do SuperSurf.
Nos dois últimos anos, a prova nordestina da corrida pelos títulos brasileiros da temporada rolou na Praia do Cupe, em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco. O próprio Jano Belo ganhou a última delas, mas a única vitória na capital baiana em 2000 foi conquistada pelo paranaense Peterson Rosa, ano que ele comemorou seu terceiro título de campeão brasileiro.
Ele volta agora para defender o título do SuperSurf de
Salvador:
— Eu já tinha
vencido na mesma praia de Stella Maris as categorias Junior e Mirim na única vez que disputei o Brasileiro Amador lá. Depois só voltei no SuperSurf em 2000 e venci também, então é um lugar especial para mim também. Deu altas ondas naquele campeonato, lembro até que o Vitinho (Victor Ribas) nem conseguiu varar a arrebentação numa bateria, o Jairzinho (Jair de Oliveira) tirou uma nota 10 num tubão, está tudo bem gravado na minha mente ainda e vou tentar repetir tudo agora — prometeu.
Peterson Rosa quer continuar ampliando suas marcas e principalmente conquistar um inédito tetracampeonato. Em 1994, se tornou o campeão brasileiro mais jovem da história, com apenas 20 anos. Ele também foi quem mais vezes ficou no grupo dos top-5 do ranking brasileiro, oito temporadas, aumentou para dez seu próprio recorde de etapas vencidas na final do SuperSurf 2008 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, além de ser o maior vitorioso em etapas do Mundial WQS realizadas no Brasil, oito no
total.
Diferente das outras
quatro etapas do SuperSurf 2009, em Salvador só terá competição masculina. A feminina volta no terceiro desafio do ano, marcado para os dias 23 a 26 de julho na casa da vencedora da prova que abriu a temporada no Guarujá (SP), Suelen Naraisa, a Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). As outras duas etapas que vão definir os campeões brasileiros da temporada serão realizadas na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC), de 24 a 27 de setembro, com a grande final sendo novamente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), de 29 de outubro a 02 de novembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.