Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Florianópolis e em SC.
Que churrasco é muito bom, todos sabemos. Mas e na hora de escolher as carnes para o churras, será que tomamos os principais cuidados na hora de escolher a carne ou os cortes mais usuais do prato típico? Para aqueles que não têm muita experiência com os espetos e que se deparam com várias dúvidas na hora de escolher a carne, o hagah preparou uma matéria especial, confira!
O que é importante observar na hora de escolher a carne para o churrasco?
As vezes, quando o churrasco dá errado e a carne não fica tão macia ou suculenta, nem sempre a culpa é do assador. A qualidade da carne é um dos dos fatores que mais influenciam no sabor e na consistência. O encarregado do açougue da casa de carne Angus da Gruta, Antônio Buzata, disse que a qualidade está diretamente relacionada à idade do animal, que deve, de preferência, ser novo, bem marmoreado, ou seja, ter uma quantidade boa de gordura entre as fibras, apresentar uma camada de gordura com cerca de 3 mm e ser de raça. “As condições do produto dependem, ainda, dos cuidados tomados na fazenda onde o animal foi criado, passando pelo transporte, frigorífico e o processo termina na mão do consumidor”, finalizou.
Encontre churrascarias por preço em Curitiba
Observar a aparência da carne também é importante. De acordo com Buzata, se ela apresentar sinais estranhos aos sentidos como odor, glóbulos escuros, se estiver lisa e escorregadia, com um aspecto viscoso, pode ser sinal de degradação.
Sobre o armazenamento
Outro erro bastante comum e que pode influenciar no resultado final do churrasco, é o congelamento da carne, que faz com que suas fibras sejam rompidas, diminuindo a suculência e maciez. “O resfriamento (com temperatura de 0º a 8º C ou maturação do produto, que é quando ele fica embalado à vácuo e conservado a 0º C, são as melhores formas de conservar a carne”, afirmou Buzata.
Entenda melhor os cortes
Peso ideal dos principais tipos de cortes usados nos churrascos
A picanha, o verdadeiro xodó das churrasqueiras, deve pesar em torno de 700gr a 900gr. A costela pode variar, por causa da estrutura óssea, mas o ideal é que tenha de 4,5kg a 5kg. Já o o vazio pode pesar até 1,4kg. Por fim e não menos importante, a maminha, outra queridinha dos gaúchos, deve pesar 700gr. Se os pesos passarem desses pode ser que os cortes não sejam tão precisos e contenham pedaços menos nobres.
Churrascarias tradicionais em Curitiba
E na hora do preparo?
O gerente do restaurante Na Brasa, João José Silva Marian, revela os truques para o preparo de uma carne deliciosa. A chamada carne de sangue, ou carne sem osso, precisa de mais calor na hora de assar para que ela inche e não libere seu suco. Além disso, esses cortes não necessitam de uma longa exposição ao fogo, porque assam mais rapidamente. Já a carne com osso, deve ser assada com uma distância maior da brasa por possuir pouco suco. O fogo dever ser mais brando e a exposição é bem mais longa.
HAGAH RS
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS