Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Florianópolis e em SC.
O mofo é causado pela ação de fungos que se criam em ambientes úmidos e escuros. Pela casa, ele aparece na forma de manchas escuras nas paredes, na mobília e nas roupas. Difíceis, mas não impossíveis de serem removidas, as manchas exigem cuidados especiais na lavagem para evitar outras imperfeições. Os produtos tira-mofo encontrados em supermercados podem ser usados em diversos materiais, mas a manutenção feita por profissionais em lavanderias, empresas de limpeza de sofás e de restauração de móveis é mais segura.
Nas roupas
Fora as temporadas de chuvas, o momento de mais serviço nas lavanderias é em mudanças de estações. Você tira a roupa do fundo do armário, veste-a e se depara com manchinhas nunca antes percebidas, que “se criaram” com o tempo. Por isso, nunca guarde roupas sem lavar, mesmo quando parecem estar limpas. Qualquer gota de suor, de chuva ou mesmo a gordura natural do corpo quando ficam por muito tempo impregnadas na roupa podem causar manchas amareladas. A mancha oxida e o cliente nem sabia que ela existia. É sempre mais seguro lavar antes de guardar.
::Encontre lavanderias asqui no hagah!
Conforme for a mancha, se você não tem certeza de como tirá-la é melhor não mexer e levar direto a um profissional. Dependendo do que você coloca na mancha para tentar removê-la, é possível que quando a lavanderia aplique o produto correto a mancha piore por causa da reação com o que já havia sido colocado anteriormente.
Cada caso é um caso, é preciso analisar. Às vezes, mesmo o tecido sendo de fibras naturais, dependendo do tempo que o mofo ficou, ele não sai. É preciso usar um produto muito forte que danifica o tecido.
Quando a mancha de mofo é em roupas escuras é possível removê-la, mas em roupas claras e coloridas o processo é bem mais complicado. Alguns tecidos até sai o mofo, mas mancha o tecido, muda totalmente de cor, por exemplo, de azul fica lilás.
Dicas gerais para evitar manchas em tecidos:
- Nunca guarde roupas sem lavar. Mesmo quando parecem estar limpas;
- Se o mofo da roupa é originado de umidade recente no guarda-roupa, às vezes o problema já se resolve, colocando a peça no sol e passando uma escova;
- Quanto mais recente, mais provável conseguir tirar a mancha;
- Frequentemente, deixe as portas do closet ou guarda-roupas abertas durante o dia para arejar, especialmente se o local pega sol;
- Jamais guarde roupas de uma estação para outra em sacos plásticos. “Se está frio num dia e esquenta no outro, isso faz uma pressão e pode gerar umidade e o fungo do mofo se instala”, explica Beatriz.
- Se for guardar em sacos plásticos, eles devem ser à vacuo, sendo o ar retirado por um aparelho específico;
- Para guardar peças especiais por períodos maiores, enrole-as em um tecido de algodão branco ou papel de seda antes de acomodar no guarda-roupa;
- Você pode guardar edredons enrolados em um lençol;
- Quebre giz de quadro-negro em pequenos pedaços e distribua-os em pequenos copos nos cantos do armário. De tempos em tempos, ou quando o giz estiver úmido, descarte-o e reponha novos;
- Não guarde toalhas úmidas;
- Couro é suscetível ao mofo, então retire suas peças do armário regularmente para arejar.
Nas paredes
Se seu caso for um mofo superficial, onde não há descasques de tinta e reboco, um produto de aparência leitosa pode resolver. Primeiro, faça a remoção da tinta com uma máquina lixadeira, e depois passe algo como o Impermur, da Syca no próprio reboco. Mas a tinta tem que ser removida, pois ela é um tipo de selante, não facilita a penetração nos poros do reboco.
:: Material de construção - Encontre aqui ::
Quando há infiltração, o procedimento é bem mais complicado. Ela é possivel ser identificada quando o reboco desagrega, soltando pedaços da tinta. Neste caso um profissional deve ser chamado e será necessária a aplicação de outros produtos mais fortes para o isolamento dos tijolos e até das vigas.
Móveis
Geralmente o mofo se instala atrás dos móveis, porque também a parede está mofada. Muitas vezes nem chega a ser uma infiltração, apenas o local não é bem arejado e não pega sol. Quando o mofo é recente (por volta de três meses) e ainda não se instalou nas fibras do estofamento a remoção é possível. Caso contrário, a mancha não sairá totalmente, mas poderá ser clareada.
Caso os móveis forem guardados, deve haver o cuidado em cobri-los com mantas de tecido para proteger do pó. Se a proteção for feita com papelão há o risco de em alguns movéis, como os com cobertura laca, o papel grudar, daí será necessária a restauração do móvel.
Se embalar direto no plástico também é problema, porque no inverno o plástico condensa e certamente vai mofar o móvel. Estofados com tecidos que contém muito algodão são difíceis para retirar a mancha. Os tecidos que tem mais acrílico facilitam a manutenção e limpeza. E tem chances bem menores de mancharem.
Além do mofo, outras manchas complicadas para remoção são chocolate e café. Mesmo em móveis impermeabilizados, líquidos quentes dificultam a limpeza completa. A impermeabilização protege de líquidos e sólidos de até 44 graus. Outra mancha que também e difícil de ser removida é a de xixi de gato ou cachorro, que penetra na fibra do tecido e exala forte odor.
Cerca de metade do serviço em limpeza de estofados, carpetes e tapetes da Imperquality está relacionada com este tipo de mancha, e o gerente garante que elas saem. Manchas de frutas ácidas também dificultam a remoção.
A primeira dica para retirar o mofo é deixar o estofado ou móvel secar ao sol ou com algum equipamento de secagem. Depois de bem seco, esfregue uma escova ou esponja (conforme a sensibilidade do tecido) sem nenhum produto e nem água. Se o mofo for recente, 80% vai sair. Depois disso, use um produto tira-mofo. Mas teste antes em alguma parte não muito visível do tecido, para evitar outras manchas indesejáveis.
Em móveis protegidos com verniz poliuretano (PU) o mofo instala-se superficialmente e pode ser tirado com um pano. Para quem não gosta do acabamento brilhoso do verniz, já existe a opção fosca, assim como outros tipos de seladores.
Compartilhar
HAGAH RS
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS