Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Florianópolis e em SC.
Segundo o neurologista Sérgio Spritzer, do Instituto Neurocom, a exaqueca é causada por uma contração exagerada da parede de pequenas artérias do cérebro, ocasionando a falta transitória de oxigênio e nutrientes. Ele explica que, com isso, aparecem dores e manifestações de deficiências neurológicas focais, como manchas claras ou escuras na visão, dormência em áreas restritas da face ou corpo, tonturas ou alterações de consciência, do equilíbrio.
O médico ressalta que as pessoas que vivem sob forte estresse, podem sofrer muito com a enxaqueca, mas que isto não é a causa principal.
>>Como você faz para passar sua dor de cabeça?
— O motivo dessa contração excessiva das paredes das pequenas artérias do cérebro tem componentes genéticos e alérgicos, bem como emocionais. Ou seja, o stress pode não ser a causa primária — diz.
Praticar atividade física e metal, além de ter uma boa alimentação pode ajudar a prevenir o aparecimento da enxaqueca. O especialista afirma que fazer alguma atividade que relaxe, como yoga, pilates ou hipnose pode colaborar para que a doença não retorne tantas vezes.
— Alguns fitoterápicos como o Ginko Biloba têm sido receitados como facilitadores da circulação cerebral, prevenindo o aparecimento dos sintomas — explica.
>>Enxaqueca pode também ser problemas de articulação
É bom lembrar que ainda não se tem uma concordância entre todos clínicos e pesquisadores sobre esse efeito e é sempre necessário consultar um médico especialista antes de ingerir qualquer medicação, mesmo que ela seja natural.
A enxaqueca, quando associada à hipertensão e ao sedentarismo, pode aumentar o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC), por isso o médico alerta que se a dor de cabeça for crônica ou forte demais, é bom procurar um especialista para realizar exames clínicos via observação e experimentação e também com auxílio de ressonância magnética funcional com contraste.
Veja, abaixo, alimentos que ajudam e que pioram a enxaqueca:
Pode comer:
· Abóbora
· Arroz integral
· Carne de aves
· Cogumelos
· Gengibre
· Frutos do mar
· Feijão e outros grãos
É bom evitar:
· Chocolates e nozes
· Frutas como banana, abacate e as cítricas· Vinho tinto
· Salames, carnes processadas e toucinho
· Cebola
· Cafeína
· Aspartame
· Frituras
Médico ressalta que as pessoas que vivem sob forte estresse podem sofrer muito com a enxaqueca
Foto:
Charles Guerra
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS