Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Florianópolis e em SC.
Vai morar em uma nova casa? Tudo bem, mas e se a sua opção não recair para a compra de um imóvel usado e nem mesmo para uma obra de alguma incorporadora ou imobiliária, como em condomínio fechado, o ideal é colocar na ponta do lápis tudo o que será gasto. Este cálculo inclui não apenas o material da obra, mas também o valor de cada profissional envolvido na obra.
É importante ter conhecimento do que cada um dos envolvidos no projeto para não perder tempo e nem dinheiro. Imaginado uma obra com concreto armado e alvenaria em tijolos cerâmicos furados, podemos ter uma ideia de como e quando cada profissional entra na obra.
>> Leia também: casas pré-fabricadas são mais baratas e rápidas
Então, confira a nossa lista com o que cada profissional faz e não tenha aborrecimentos na obra.
O início de tudo
O primeiro passo que o futuro morador deve dar é procurar um arquiteto. É ele quem vai cuidar de toda a cara da casa, a sua funcionalidade e beleza dependem dos traços criados por ele através das suas informações. É muito comum alguém indicar um arquiteto e essa é a melhor maneira de se encontrar um para a sua obra. Além do projeto arquitetônico, é ele quem organiza todo o resto e leva a planta para aprovação perante os órgãos públicos, como a Prefeitura.
Foto: Sxc, Divulgação
Ao lado do engenheiro, ele fiscaliza o andamento da obra para que nada saia do que foi planejado. É aí que entra o engenheiro. Não apenas um, mas vários dependendo do que for planejado. Um engenheiro civil completa a função do arquiteto e é o elo entre a casa no papel e o início das obras, fazendo ponte com a parte estrutural. Dentro desta parte da obra, outros profissionais da área da engenharia complementam o projeto, como o engenheiro elétrico e o hidro-sanitário, entre outras especialidades, dependendo do grau de complexidade do que foi solicitado.
>> Encontre profissionais para a sua construção!
As áreas devem ter um responsável direto. Por exemplo: no projeto de ar-condicionado e ventilação quem responde pela execução é um engenheiro mecânico. O engenheiro civil cuida da execução dos projetos em geral (arquitetônico, elétrico e hidráulico), fornece orientações para o mestre de obras ou o encarregado sobre o que deve e como ser feito.
>> Painéis solares em Curitiba
Partindo para o canteiro de obras
Entre o que foi planejado e a execução tem um intermediário: o mestre de obras. Ele é subordinado ao engenheiro e fornece todas as informações aos construtores em si. Ele deve saber de toda a obra e conferir como anda cada etapa. Também é possível ter um mestre de obras para cada projeto em específico (parte elétrica, etc). Essas ramificações devem responder ao mestre principal. Já o encarregado está ligado ao canteiro de obras mais diretamente. Ele deve conhecer todas as etapas da obra e coordenar o serviço dos demais funcionários e está subordinado ao mestre de obras.
>> Gesso para obras em Curitiba
Pedreiros e serventes
Os populares pedreiros fazem o serviço de alvenaria, do revestimentos de paredes e pisos e o acabamentos em geral. São eles quem montam o canteiro de obras e seguem até o final da obra com os acabamentos. O auxiliar deste profissional é o servente. Literalmente com a mão na massa, ele cuida do transporte de materiais, deixa a argamassa preparada para o uso e limpa o canteiro. É a linha de frente de toda obra.
A estrutura da obra
Já o carpinteiro deve cuidar dos andaimes, das vigas e dos pilares. Eles estão nas obras desde a montagem do canteiro de obras com os barracões e tapumes até o acabamento final. E tem também os armadores, que são os ferreiros. Eles cuidam dos ferros estruturais, das armações, dos cortes precisos e das dobras que aça parte da obra pede. Os armadores estão presentes desde as fundações da casa até a conclusão da laje. Caso o proprietário opte por ferragens já preparadas para o serviço de corte e dobra, os custos com desperdício serão evitados uma vez que as peças já estarão preparadas.
>> Vidros para construção em Curitiba
Outros profissionais para a obra
O eletricista é o responsável pela parte elétrica tanto do canteiro da obra quanto da obra em si. Tomadas, plugues, fiações, luminárias e interruptores estão na mão deste profissional. Ele aparece bem no início de tudo, ligando o maquinário que será usado pelos demais profissionais, e ao final de tudo, quando é solicitado para o acabamento elétrico. O encanador também está desde o início, preparando toda a estrutura de água e esgoto do barracão e dos canteiros de obras. Ao final de tudo é ele quem coloca as peças sanitárias como tanques e pias.
Foto: Sxc, Divulgação
O grande final
Chegamos ao acabamento. O envolvidos precisam ser especializados para evitar complicações futuras e desperdício de material de construção. O serralheiro é aquele que vai cuidar das esquadrias metálicas, das grades e do portão da casa. Já o marceneiro cuida dos detalhes em madeira. Assoalhos, pisos de madeira e portas são de responsabilidade dele.
Outro acabamentos
O vidraceiro cuida de coberturas especiais de vidros, janelas, espelhos e tudo o que pedir vidros especiais, como os blindados e os temperados, enquanto que o ceramista fará todo o piso e os acabamentos de cerâmica. Gesso, forros e outras aplicações deste material estão nas mãos do gesseiro e o mármore fica por conta de um marmorista e o azulejista que, conforme o nome entrega, cuida dos azulejos da casa.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS