| 09/08/2005 20h34min
Em nono na tabela, o Cruzeiro recebe o Botafogo às 21h45min desta quarta, no Mineirão, em Belo Horizonte. Apesar da distância entre os dois clubes – o Botafogo é o quarto –, apenas um ponto separa mineiros de cariocas, o que transforma o confronto numa partida decisiva para as duas equipes.
O Cruzeiro, que deixou escapar a chance de se aproximar dos líderes ao perder fora de casa na última rodada, iniciará, diante dos cariocas, uma série de duas partidas consecutivas em Belo Horizonte. Se fizer prevalecer o fator local e conquistar seis pontos nestes compromissos, o time mineiro dará um grande passo para chegar ao topo da tabela.
Já o Botafogo, que em sua última partida venceu o Paysandu no Rio de Janeiro, pode, ao final da 19ª rodada, voltar à liderança da conpetição. Para isso, além de derrotar os cruzeirenses, o alvinegro carioca precisa contar com tropeços dos três primeiros colocados, Corinthians, Ponte Preta e Paraná.
Para apimentar o confronto, a partida desta quarta marcará o reencontro do técnico Paulo César Gusmão, hoje na Toca da Raposa, com o time que dirigiu no início da competição. O treinador deixou General Severiano após se desentender publicamente com o presidente do alvinegro, Bebeto de Freitas.
Agora no comando do Cruzeiro, o técnico terá um importante reforço para este jogo. O artilheiro Fred, que cumpriu suspensão automática contra o Atlético-PR, volta ao ataque. Autor de dez gols no Brasileirão, o matador por pouco não foi negociado com o Sevilla, da Espanha. A falta de acordo entre as diretorias dos dois clubes deixou o treinador contente.
– Com a valorização do Fred e a qualidade que tem, não vão faltar oportunidades. Tenho certeza que a cabeça dele está no Cruzeiro e não tenho dúvida que ele será o artilheiro do campeonato, o que é uma grande referência – comentou o técnico.
Por outro lado, Gusmão não poderá contar com o zagueiro Marcelo Batatais e, provavelmente, com o volante Maldonado, ambos contundidos. Para o setor defensivo, o comandante confirmou Irineu ao lado de Moisés, mas disse que aguardará até o último momento pela recuperação do chileno. Caso ele seja vetado, o jovem Diogo Santos ganhará uma nova oportunidade entre os titulares.
No Botafogo, o técnico Péricles Chamusca não acredita que seu antecessor levará vantagem por já conhecer o ex-clube.
– Não vejo problema com relação a isso. Não acredito na vantagem do Gusmão até porque trabalhamos com material de imagem. Todos têm o mesmo conhecimento. É o trabalho dentro de campo que vai refletir no resultado do jogo – ressaltou.
O maior problema do treinador alvinegro está certamente na escalação do time. Com vários desfalques, ele terá que improvisar. Ainda sem Bill, que se recupera de um problema no púbis, a lateral esquerda terá o zagueiro Asprilla. Na direita, Oziel também segue improvisado, já que o titular César Prates não aparece no clube desde sábado. Outro ausente é o zagueiro Scheidt, suspenso. Juninho ocupa a vaga.
Para amenizar a situação, no meio campo Chamusca conta com o retorno do volante Jonílson, que chegou no Botafogo por recomendação do técnico PC Gusmão. O meia-atacante Zé Roberto recém-contratado junto ao Vitória, ainda não está regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas viajará com o grupo mesmo assim.
Com informações da Agência Placar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.