| 15/05/2005 17h52min
O Grêmio foi a Santa Catarina e venceu Criciúma por 2 a 0 neste domingo, dia 15, no Estádio Heriberto Hülse, pela Série B do Brasileirão. O zagueiro Saulo, do tigre, marcou contra aos dois minutos do segundo tempo. O atacante Samuel definiu o placar aos 17.
O time gaúcho entrou em campo com o uniforme branco, novo capitão – Pedrinho –, e uma formação diferente. Com muita vontade, o tricolor pressionou no primeiro e no segundo tempos. No entanto, os gols só saíram nos 45 minutos finais.
As duas equipes criaram oportunidades. Grandes chances do Criciúma obrigaram o jovem goleiro Galatto a fazer boas defesas, e mostrar o seu potencial. O primeiro lance de perigo foi do Criciúma, já aos dois minutos de partida, quando Fernandinho chutou forte da intermediária, obrigando Galatto a espalmar a bola pela linha de fundo.
Mas a dupla de ataque Anderson e Samuel deu trabalho para os zagueiros do tigre. Aos 10 minutos, Samuel arrancou com espaço pela direita, invadiu a área do time catarinense e chutou prensado com o zagueiro Luciano, que cortou e mandou para escanteio. Logo depois, aos 15, numa bobeira da zaga do tigre, Anderson invadiu a área, livre de marcação, mas desperdiçou a oportunidade, chutando cruzado, para fora. Novamente ele, aos 33, puxou um contra-ataque, e tocou para Samuel entre os zagueiros. A chegada levava perigo, mas o atacante perdeu o ângulo e chutou prensado no goleiro Roberto. Mas mesmo com as investidas de lá e cá, o primeiro tempo não saiu do 0 a 0.
Assim que o árbitro autorizou a saída de bola para o início do segundo tempo, o time gaúcho partiu para cima, perseguindo a vitória que era essencial para sair da zona de rebaixamento. Já no primeiro minuto, Samuel chutou da entrada da grande área, obrigando o goleiro Roberto a espalmar para a linha de fundo, cedendo escanteio. O primeiro gol começava a se desenhar. Na cobrança, a defesa catarinense se atrapalhou, Samuel cabeceou e o zagueiro Saulo, tentado afastar, acabou cabeceando para dentro do gol. A pressão do Grêmio começava a dar frutos.
Aos 16 minutos, Samuel, que tanto havia tentado, conseguiu deixar sua marca: lançado por Paulo Ramos na intermediária, se livrou da marcação e bateu, depois de escolher o canto, sem defesa para Roberto. Foi o primeiro gol do novo xodó da torcida gremista na Série B.
A vitória renova o ânimo no Estádio Olímpico. O Grêmio, que entrou em campo na zona de rebaixamento, deixou o gramado do Heriberto Hülse entre os oito primeiros da tabela. O tricolor agora é o oitavo colocado, com seis pontos, e o mais novo integrante da zona de classificação. O Criciúma segue na lanterna, com três pontos.
MARIANE HAHNGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.