| 14/08/2004 17h44min
A primeira pesquisa sobre a disputa a prefeito de Chapecó, no oeste catarinense, realizada pelo Instituto Mapa e publicada pelo Diário Catarinense aponta o candidato do PFL, João Rodrigues, como líder na intenção de votos com 46%, seguido por Cláudio Vignatti, do PT, com 21% e pelo ex-prefeito Milton Sander (PMDB) com 15%.
A aferição estimulada – quando um cartão com a nominata dos candidatos oficiais é apresentado ao entrevistado – aponta para uma expressiva vantagem do pefelista, com 10 pontos percentuais a mais que a soma dos índices de seus concorrentes.
Entre os que não sabem ou não responderam, o total chegou a 14%, sendo que 4% apontam que votarão em branco ou nulo.
Na indicação espontânea, ou seja, quando não há estímulos ou simulações de candidaturas, prevalecendo apenas a declaração de voto do entrevistado, João Rodrigues segue na frente com 28%. Vignatti está em segundo com 15% e Milton Sander surge com 9%. Porém, neste quesito, entre aqueles que não sabem ou não responderam o total chegou a 45%.
Faltando pouco mais de 40 dias para as eleições de 3 de outubro, o quadro apresentado pela pesquisa Mapa mostra que o nível de definição do voto, ou seja aqueles que não mudarão, chega a quase a metade dos entrevistados (47%). Isso, na aferição estimulada, que aponta um patamar de 35% entre aqueles que podem mudar de voto, contra parcos 4% dos que dificilmente mudarão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.