| 31/07/2004 15h07min
O Instituto Mapa divulgou a primeira pesquisa de intenção à prefeitura de Blumenau.
De acordo com os dados da pesquisa estimulada – na qual o entrevistado tem acesso a uma lista com os nomes dos concorrentes – o candidato do PFL, João Paulo Kleinübing, aparece em primeiro lugar, com 31% das indicações.
Em segundo lugar aparecem empatados Ismael dos Santos (PL) e o petista Edson Adriano, cada um com 15% das intenções de voto.
Em quarto lugar está o candidato do PSDB, Vilson Souza, com 9% das indicações. Os outros dois candidatos, Ivan Naatz (PV) e Dari Diehl (PSTU), estão empatados com 1% da preferência do eleitorado.
De acordo com os dados do Instituto Mapa, as indicações de votos brancos ou nulos somam 9%, e os eleitores indecisos ou que não quiseram opinar atingiram 19%.
A margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi realizado nos dias 27 e 28 de julho e ouviu 402 eleitores.
Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não têm acesso aos nomes dos concorrentes, Kleinübing aparece na frente, com 15% das intenções. Ele é seguido por Ismael dos Santos (PL), com 8%, e Edson Adriano, com 6%.
Ainda de acordo com os números da pesquisa espontânea, o tucano Vilson Souza permanece em quarto lugar, com 2% da preferência dos entrevistados. Os outros nomes citados somam 4%, mesmo percentual dos votos brancos e nulos. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou que preferiram não responder somaram 61% dos entrevistados.
O Instituto Mapa mostra ainda que 44% do eleitorado pode mudar o seu voto ao longo da campanha, e 8% não estão certos, mas dificilmente mudarão de idéia. O posicionamento é definitivo para 37% dos entrevistados, e 11% não souberam ou preferiram não opinar.
Sondagem aponta empate técnico no item rejeição
Levando em consideração a margem de erro do levantamento realizado pelo Instituto Mapa, de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, todos os candidatos apresentam empate técnico no quesito rejeição.
De acordo com as informações levantadas na pesquisa Mapa, Ismael dos Santos e Edson Adriano apresentam índice de rejeição de 20%. Eles vêm seguidos pelos candidatos Ivan Naatz e Vilson Souza, ambos com 17% de rejeição; Dari Diehl, com 16%; e João Paulo Kleinübing, com 15%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.