| hmin
A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou nesta terça, dia 18, que planeja realizar nesta semana o teste final da mais poderosa bomba não-nuclear, a chamada "mãe de todas as bombas".
A Força Aérea planeja detonar a Moab (Massive Ordnance Air Blast Bomb), uma bomba de 9,8 toneladas guiada por satélite, na quinta, dia 20, na Base da Força Aérea Eglin, no noroeste da Flórida. Segundo o porta-voz do Centro de Armamento Aéreo Jake Swinson, a gigantesca bomba será lançada de um avião de carga MC-130 Combat Talon em um local da base reservado para testes.
– Esse é o último teste de desenvolvimento – disse ele, acrescentando que, depois disso, a bomba estará disponível para uso quando os comandantes militares norte-americanos acharem apropriado. Swinson afirmou que a bomba passou por "pequenas modificações".
Apenas um outro teste completo com a Moab foi realizado – ocorreu na mesma base, em 11 de março, uma semana antes da invasão dos Estados Unidos no Iraque. Na ocasião, a bomba produziu uma grande nuvem em forma de cogumelo. Antes disso, houve dois testes inativos da bomba, segundo Swinson.
A Moab espalha uma névoa inflamável sobre o alvo, que então pega fogo, e produz uma explosão altamente destrutiva. Ela foi criada para ser a sucessora da Blu-82 ("Daisy Cutter"), de 6,8 toneladas, que por sua vez foi desenhada para limpar áreas de pouso para helicópteros no Vietnã. A Blu-82 foi usada em 1992, na Guerra do Golfo, e em 2001 no Afeganistão.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.