| hmin
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez nesta terça, dia 18, um apelo para que governos doem cerca de US$ 3 bilhões destinados a amenizar em 2004 crises humanitárias em 21 locais do mundo. O apelo anual, lançado sempre em novembro, tem por objetivo aliviar o impacto de emergências humanitárias em países com pouco preparo para lidar com elas.
Conforme Jan Egeland, coordenador de Auxílio a Emergências da ONU, 17 das 21 crises apresentadas no apelo deste ano estão na África. A Organização pretende distribuir doações conforme a necessidade, e não conforme o foco político – como é o caso do Iraque e Afeganistão.
O apelo do ano passado buscou cerca de US$ 5 bilhões para auxiliar dezenas de milhões de pessoas envolvidas em crises. Egeland revelou que em 2002 a ONU alcançou apenas dois terços do valor pedido.
– Tivemos que cortar alguns programas de refugiados e alguns programas muito importantes para os desabrigados em muitas situações de guerra e de desastres naturais.
Entres os países asiáticos incluídos no apelo estão o Tadjiquistão, na Ásia Central, e a Coréia do Norte. Também integram a lista da ONU os territórios palestinos ocupados no Oriente Médio e a Província russa da Chechênia e repúblicas vizinhas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.