| hmin
A Organização das Nações Unidas pediu nesta quinta, dia 23, para Israel interromper os vôos de seus jatos de guerra sobre o Líbano. Esse é o segundo alerta do tipo neste mês. Caças israelenses sobrevoaram na quarta, dia 22, o Líbano, gerando estrondos na capital Beirute e fazendo com que fossem disparada artilharia antiaérea da guerrilha libanesa do Hezbollah.
– Estes vôos persistentes e o fogo antiaéreo que se segue não estão contribuindo para a manutenção da estabilidade na Linha Azul – disse a ONU em um comunicado.
– A ONU reitera seu pedido para que Israel acabe com estas violações aéreas e relembra as partes de suas obrigações... de respeito completo na Linha Azul – acrescentou.
As tensões na fronteira conhecida como Linha Azul são grandes desde que Israel bombardeou, no início deste mês, o que disse ser um campo de treinamento para militantes na Síria.
O comunicado da ONU declarou que as Nações Unidas registraram nove incursões israelenses na fronteira na quarta, com caças sobrevoando até a cidade portuária de Trípoli, apesar de um pedido da ONU para que Israel interrompesse os vôos.
A nota indicou que foram disparados 11 tiros da bateria antiaérea do Líbano em resposta aos sobrevôos. Não há informações de caças atingidos. Israel sobrevoa o território libanês regularmente desde a retirada de suas tropas do sul do país em 2000, depois de 22 anos de ocupação sob pressão de ataques da guerrilha Hezbollah, apoiada pela Síria e Irã.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.