| hmin
Um militar norte-americano e dois civis morreram nesta segunda, dia 20, depois de um ataque contra uma patrulha dos Estados Unidos na cidade iraquiana de Falluja. Uma porta-voz militar norte-americana disse que a bomba explodiu quando a patrulha havia acabado de passar. Os agressores então dispararam com fuzis contra os norte-americanos, que atiraram de volta.
Testemunhas contaram que dois civis foram mortos e cinco ficaram feridos no fogo cruzado, incluindo uma mulher e uma criança. Vários carros civis, incluindo um caminhão com placa da Síria, foram atingidos no tiroteio.
O militar disse que cinco soldados norte-americanos também ficaram feridos no incidente, que elevou para 104 o número de soldados norte-americanos mortos por fogo hostil no Iraque, desde que Washington declarou o fim dos principais combates em 1º de maio.
Falluja, localizada 60 quilômetros a oeste de Bagdá, faz parte de uma região chamada de Triângulo Sunita, local onde
se encontra a rede tribal do presidente
deposto Saddam Hussein e onde ocorre a maioria dos ataques diários contra as forças dos EUA. Os Estados Unidos registraram 43 ataques em todo o Iraque só neste domingo, dia 19.
Em um incidente separado, o comandante da polícia iraquiana na cidade de Kirkuk, no norte do país, sobreviveu a uma tentativa de assassinato, mas uma pessoa que passava pelo local morreu e outra ficou ferida.
Moradores disseram que um atirador disparou contra o general Sherko Shakir no momento em que ele chefiava uma operação para prender motociclistas suspeitos de participar de ataques contra a polícia e soldados norte-americanos. O agressor não-identificado fugiu.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.