| hmin
O ex-líder bósnio muçulmano Alija Izetbegovic, que governou o país dos Bálcãs durante a turbulenta década de 90, morreu neste domingo, dia 19. Izetbegovic, de 78 anos, morreu em um hospital de Sarajevo, onde ele deu entrada em 10 de setembro depois de desmaiar em sua casa e quebrar quatro costelas. Ele foi transferido para a divisão de cardiologia há duas semanas para tratar de um problema cardíaco crônico.
Izetbegovic abandonou a política em 2000 devido a sua frágil saúde e às deterioradas relações com o Ocidente. Há muito tempo ele sofria de problemas no coração e se tratou em hospitais dos Estados Unidos, Arábia Saudita e Eslovênia.
Ele era popular entre colegas muçulmanos por resistir às tentativas sérvias de dividir a Bósnia depois de ter rompido com a ex-Iugoslávia em 1992. Izetbegovic também era reconhecido entre líderes islâmicos em todo o mundo. Entretanto, os sérvio-bósnios o acusaram de genocídio no tribunal de crimes de guerra da Organização das Nações Unidas (ONU), alegando que ele sabia sobre os assassinatos em massa de civis sérvios e do tratamento desumano aos prisioneiros de guerra e que fracassou em agir para impedir a ação.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.