| hmin
Soldados holandeses pediram a investigadores que examinem foguetes suspeitos encontrados no Iraque, mas a Holanda disse neste sábado, dia 18, que as peças não necessariamente indicam a existência de armas químicas.
Robin Middel, porta-voz do Ministério holandês da Defesa, disse que uma equipe de desarmamento encontrou um foguete de 130 milímetros que continha uma substância desconhecida. O fato ocorreu no dia 8, na província de Al Muhthanna, no sul do Iraque, e foi notificado aos comandantes britânicos da tropa holandesa.
– Há procedimentos-padrão quando munições são encontradas com cargas desconhecidas. Os foguetes foram embalados e enterrados, e as tropas britânicas foram convidadas a fazer um exame mais minucioso. Eu não estabeleceria uma ligação com armas de destruição em massa. Pode ser uma carga química ou o resultado de o foguete ter sido exposto ao sol e ao calor do deserto durante 10 anos, o que também pode ter provocado uma reação química – disse Middel.
O major Charlie Mayo, porta-voz militar britânico no sul do Iraque, disse que especialistas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha estão examinando os foguetes.
Estados Unidos e Grã-Bretanha acusavam, antes da guerra, o regime de Saddam Hussein de manter armas de destruição em massa. Depois da invasão, entretanto, não surgiram provas da existência de tais armas. Um porta-voz militar britânico em Bagdá disse que armas e munições normalmente são examinadas antes de serem destruídas. A Holanda mantém cerca de 1,1 mil soldados no Iraque.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.