| hmin
Disparos, provavelmente oriundos de Israel, atingiram nesta segunda, dia 6, um caminhão-pipa da Organização das Nações Unidas (ONU) em território libanês, aumentando a tensão na fronteira um dia depois do ataque à Síria. Em Jerusalém, um porta-voz do Exército israelense afirmou que nenhum alvo no Líbano foi atacado.
– O caminhão-pipa da Unifil [força de paz da ONU no Líbano] foi atingido por três disparos vindos do lado israelense – afirmou um funcionário da missão, acrescentando que todos os veículos da ONU são claramente identificados.
Ele afirmou que não houve feridos, mas não deu mais detalhes.
Israel negou que tenha feito ataques contra o sul do Líbano, mas uma fonte libanesa de segurança disse, anteriormente, que os disparos haviam sido feitos a partir da fronteira.
– Os israelenses dispararam no ar sobre carros libaneses na estrada entre Kfar Kila e Adayseh, com a justificativa de que teriam sido alvejados a partir do nosso lado – disse a fonte libanesa. – Mas ninguém disparou do nosso lado e não há feridos do nosso lado – acrescentou.
No domingo, Israel fez sua maior ação militar contra a Síria em 30 anos, atacando o que disse ser um campo de treinamento para militantes palestinos. O governo disse que o bombardeio aéreo foi uma tática de autodefesa, em represália ao atentado suicida cometido pelo grupo Jihad em Haifa, que matou 19 pessoas.
Testemunhas disseram que dois carros e várias casas no lado libanês da fronteira foram atingidos pelos disparos de segunda. Em outro incidente, soldados israelenses na região fronteiriça conhecida como Fazendas Shebaa lançaram foguetes contra os arredores de uma aldeia libanesa, segundo fontes de segurança do Líbano. Não houve notícias de vítimas ou danos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.