| hmin
Por motivos de segurança, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta quinta, dia 25, que está retirando 19 de seus 105 funcionários internacionais do Iraque, na primeira de uma série de medidas do tipo.
Após o anúncio, a Casa Branca afirmou que a ONU ainda tem um papel importante a desempenhar no Iraque.
– Certamente entendemos suas preocupações e entendemos suas razões para buscar uma redução, mas eles têm um papel vital e queremos que continuem a desempenhá-lo – disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.
A decisão de retirar funcionários internacionais foi um golpe para as afirmações norte-americanas de que a situação da segurança estaria sob controle no Iraque e deve abalar os esforços do presidente George W. Bush para dar ao órgão um papel maior na reconstrução do país. Os escritórios da ONU em Bagdá foram atacados duas vezes em pouco mais de um mês.
A explosão de um carro-bomba nesta segunda, dia 22, no estacionamento do quartel-general das Nações Unidas, em Bagdá, matou o autor do ataque e um guarda iraquiano da segurança. No dia 19 de agosto, um atentado contra à sede da ONU matou 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.