| hmin
O conselho de governo do Iraque, um órgão escolhido e tutelado pelos Estados Unidos, deu um passo importante na terça, dia 9, rumo à aquisição de legitimidade internacional quando seus delegados assumiram as vagas reservadas aos iraquianos em um encontro de ministros de países-membros da Liga Árabe. A medida histórica tomada pelos chanceleres árabes de permitir a participação dos delegados nas negociações, após horas de debates, representou uma vitória diplomática para o conselho de governo.
A iniciativa pode indicar que o conselho terá permissão para preencher as vagas reservadas ao Iraque em outras entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Em um momento de grande importância simbólica, o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, um curdo recentemente escolhido pelo conselho para ocupar esse cargo, assumiu a vaga do Iraque na reunião de chanceleres árabes.
Em declarações dadas à assembléia, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Maher, afirmou que o povo iraquiano precisava ter mais poder e a ONU precisava desempenhar um papel central na construção de uma nova estrutura política para o Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.