| hmin
O exército dos Estados Unidos anunciou neste sábado, dia 9, que o ministro do Interior de Saddam Hussein, o número 29 na lista dos 55 procurados, está sob sua custódia.
– Mahmoud Diyab al-Ahmed, o número 29 da lista com as autoridades de governo mais procuradas, está agora sob custódia das forças da coalizão – disse o Comando Central através de comunicado. – O ex-ministro do Interior do Iraque rendeu-se às forças da coalizão ontem (sexta-feira).
Os militares norte-americanos já haviam anunciado sua captura em julho, mas não ficou imediatamente claro se trava-se da mesma pessoa.
Um porta-voz do exército dos Estados Unidos afirmou não poder explicar porque o anúncio da prisão parece ter sido feito pela segunda vez.
Antes do anúncio deste sábado, os Estados Unidos divulgaram que 37 pessoas de uma lista de 55 haviam se rendido ou sido capturadas ou mortas. O total incluía o ministro.
O presidente deposto Saddam Hussein, o primeiro da lista, ainda não foi capturado, embora seus dois filhos Uday e Qusay tenham sido mortos.
Ainda neste sábado, soldados norte-americanos prenderam o ex-comandante local da milícia do Partido Baath na cidade de Falluja, segundo informação de testemunhas.
As forças dos Estados Unidos intensificaram as incursões nas cidades de maioria sunita no norte e oeste do país, em uma tentativa de reprimir os ataques quase diários de guerrilhas.
Oficiais norte-americanos dizem que partidários de Saddam e do Partido Baath estão por trás dos ataques que mataram 55 soldados dos Estados Unidos desde 1º de maio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.