| 20/07/2003 12h25min
A BBC confirmou neste domingo, dia 20, que o cientista encontrado morto no final da semana passada foi a fonte para afirmações de que o governo britânico exagerou um informe do serviço de inteligência sobre armas no Iraque para justificar a guerra.
– Depois de ter informado a família do doutor Kelly, podemos confirmar que o doutor Kelly foi a principal fonte. A BBC crê que interpretamos de forma exata e reportamos a informação factual obtida por nós durante entrevistas com o doutor Kelly – disse o diretor de notícias da BBC, Richard Sambrook.
Kelly, um ex-inspetor de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), teria cortado seu pulso perto de sua casa em Oxfordshire na última quinta, segundo a polícia britânica apurou. As acusações da BBC de que o governo exagerou um informe do serviço de inteligência para indicar que Saddam Hussein poderia mobilizar armas de destruição em massa em 45 minutos estão no centro das queixas dirigidas contra o primeiro-ministro Tony Blair.
O comunicado da BBC apóia a precisão do relato de seu jornalista Andrew Gilligan sobre a conversa com Kelly, apesar das declarações que o próprio Kelly fez frente a um comitê do Parlamento – em que sustentou que não havia sido a testemunha principal sobre os 45 minutos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.