| hmin
A Organização das Nações Unidas investiga nesta segunda, dia 7, o suposto massacre de cerca de mil civis ocorrido na República Democrática do Congo na semana passada. A organização disse no domingo ter informações sobre o assassinato de 966 pessoas em Drodro. Na cidade controlada pelos Hema, milhares de pessoas foram mortas, segundo porta-voz das Nações Unidas. O incidente, que durou cerca de três horas, teria ocorrido depois da assinatura de um acordo de paz entre líderes rebeldes e o governo. Há quatro anos e meio, a região enfrenta um conflito entre as milícias tribais dos hema e dos lendu, que já vitimou milhões de pessoas.
Apesar das Nações Unidas terem criado uma comissão para negociar o fim dos choques, o cessar-fogo de março não foi respeitado. Hoje, soldados de Uganda garantem a segurança em alguns pontos do Congo. Em Drodro, cerca de 800 militares ugandeses se posicionaram para que outras mortes fossem evitadas. Uganda aliou-se inicialmente aos hema, mas acabou se distanciando da etnia ao longo da guerra quando essa se aproximou de Ruanda, um ex-aliado e hoje adversário do país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.