| 05/03/2009 15h39min
A crise econômica foi boa para a Fórmula 1. Pelo menos é o que pensa o presidente da Ferrari e da Associação das Equipes (Fota), Luca di Montezemolo. Segundo ele, a situação delicada vivida pelas montadoras fez com que todas se unissem para pensar em meios de reduzir substancialmente os gastos na categoria.
– Em 2009 atingimos a redução do preço dos motores, uma importante redução, redução dos testes, limitação no desenvolvimento de aerodinâmica, então este ano é o mais importante em termos de redução de custos. Isso não teria acontecido sem a Fota, estamos orgulhosos por um acordo unânime. Nosso objetivo é reduzir os gastos pela metade entre 2008 e 2010 – destacou.
Equipes da F-1 chegam para abertura sem rodagem
Chuva e frio na Europa, tempestades de areia no Bahrein. Faltam pouco mais de três semanas para o início do Mundial e, na trajetória recente da F-1, nunca as equipes chegaram à abertura tão mal preparadas. E justamente em meio a uma mudança radical no regulamento.
A equipe que mais andou até agora foi a BMW Sauber: 6.971 km, incluindo a sessão de ontem em Jerez (ESP). É pouco mais da metade do que fez em 2008 a McLaren, a que mais rodou naquela pré-temporada.
Esse cenário sugere corridas tumultuadas e cheias de quebras, pelo menos no início do campeonato. Principalmente entre as equipes que optarem por utilizar o Kers (sistema de recuperação de energia cinética). O dispositivo ainda causa muitos problemas e princípios de incêndio, como Lewis Hamilton pôde descobrir em Jerez.
A falta de preparação também tem gerado incertezas quanto aos pneus slicks. Os compostos voltam à F-1 após 11 anos, mas o que se viu até agora foi um desgaste exagerado na borracha, especialmente nos pneus traseiros, em poucas voltas. Em uma corrida, esse desgaste pode ser crítico e os pilotos terão muito trabalho para segurar o carro na pista.
Os pilotos também sofrem com a falta de preparação, pois ganharam comandos novos no volante. Um é o do Kers, que libera a energia extra para o motor em tentativas de ultrapassagem. Outro é o botão que regula o ângulo dos flaps da asa dianteira. Sem falar nas funções de antes, como a distribuição do equilíbrio nos freios e giros do motor.
LANCEPRESS
Montezemolo (de terno): Nosso objetivo é reduzir os gastos pela metade entre 2008 e 2010
Foto:
Divulgação, Ferrari
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