Emergência em SC | 04/03/2009 23h50min
Uma cratera de aproximadamente 18 metros que se abriu na Rua Luiz Franzói prejudica a rotina dos moradores da localidade de Pedreira, no Bairro Margem Esquerda, em Gaspar, Vale do Itajaí. Eles não conseguem passar de carro pela via que dá acesso à BR-470.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Margem Esquerda, Maicon Oneda, estima que pelo menos 50 famílias necessitam passar pelo local diariamente e estão prejudicadas.
— A maioria se vê obrigada a usar a BR-470 para chegar ao Centro de Gaspar como rota alternativa. Mas por ser uma rodovia perigosa e movimentada, acaba se arriscando também. O poder público tem que começar a obra com urgência — cobra.
Moradores correm risco
A travessia é arriscada, mas os moradores improvisam um trilho entre entulhos amontoados, lama e paralelepípedos soltos para garantir passagem.
Acompanhada da filha de 10 meses, a costureira Cheila
Ferraz de Lima, 18 anos, equilibra-se em uma bicicleta. A moradora do
Bairro Sertão Verde usa a estrada para ir ao Centro de Gaspar.
— Está muito perigoso isso aqui. Tenho medo de cair com a menina. Minha mãe já caiu aqui. Tinham que arrumar logo a estrada — reclama.
Recursos para o final do mês
O secretário de Obras de Gaspar, Joel Reinert, garante que a obra de reconstrução da curva da Pedreira é prioridade, junto com a retirada de barreiras e recomposição das ruas Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo, e Estrada Geral Arraial do Ouro até a Cananéia. Esses são os únicos pontos de interrupção ao tráfego, segundo ele.
— O Deinfra se comprometeu a liberar recursos através de horas/máquinas com as empreiteiras e agora aguardamos uma posição do departamento. A obra da Pedreira vai custar em torno de R$ 170 mil. É preciso aterrar e recompor toda a estrutura desde a altura do nível do rio — explica.
— Nossa expectativa é de que a verba venha na primeira
quinzena de março, para poder dar sequência às obras nos municípios —
afirma o engenheiro do Deinfra Magnos Vinicius Uba de Andrade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.