Emergência em SC | 02/03/2009 20h18min
Após o temporal que atingiu a cidade na noite de domingo, os moradores de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, que tiveram de dormir na casa de amigos, parentes ou em um abrigo público retornaram nesta segunda-feira para começar a recuperar os estragos em suas propriedades e colocar móveis e roupas para secar.
De acordo com a prefeitura da cidade, 400 pessoas tiveram de passar a noite fora de casa. O temporal de domingo deixou pelo menos 150 casas destelhadas e outras três parcialmente destruídas. Uma quadra de esportes coberta desabou, e a prefeitura decretou situação de emergência.
Na tarde desta segunda-feira, um incêndio em uma casa de madeira no Loteamento Camila deixou em pânico dezenas de moradores. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas podem ter surgido por conta de um curto-circuito nos fios de energia elétrica molhados no temporal de domingo.
A proprietária da casa, Zilma Monteiro, de 49 anos, tinha saído pouco antes do
incidente, ao retornar e ver a destruição
ficou em estado de choque e precisou ser levada de ambulância para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.
Defesa Civil ainda faz levantamento
A chuva e o vento forte começaram a assustar a população por volta das 19h. Cerca de 40 minutos depois, quando o temporal perdeu força, os moradores perceberam a dimensão dos estragos.
Na rua José Anastácio Teixeira quatro postes de energia elétrica foram derrubados pela força do vento, mas não atingiram nenhuma casa próxima. Em consequência, bairros como o Três de Maio, o Vila Flor, o Alvorada e o Paraíso ficaram sem energia elétrica até as 16h desta segunda-feira.
Os problemas maiores, no entanto, ficaram concentrados no Loteamento Camila, com quase 100 residências danificadas pelo temporal. Uma pequena casa de madeira chegou a ser arrancada do terreno e ficou virada de lado.
— Estamos fazendo um levantamento completo para
ajudar todas as famílias. Acionamos a Defesa Civil do Estado e vamos
providenciar tudo o mais rápido que pudermos — diz o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.