| 17/02/2009 03h04min
Na segunda-feira, alunos da Escola Básica Municipal Clotilde Ramos Chaves, no Bairro Areias, em Camboriú, Litoral Norte, compartilharam o primeiro dia letivo com 67 desabrigados, os últimos flagelados da enchente na região.
As 15 famílias devem ocupar o ginásio de esportes da escola por pelo menos mais 40 dias, até que seja concluído um lote de 34 casas populares, em madeira e alvenaria, erguidas pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), em terrenos cedidos pelo município.
O portão que leva ao ginásio de esportes, único espaço coberto para as aulas de Educação Física, permanecerá fechado enquanto houver abrigados, para evitar atritos com os moradores provisórios do Ginásio. Mas, de acordo com a diretora da escola, Rosilda Harnisch, a integração e a solidariedade com os vizinhos será certa.
Cerca de 10 crianças das famílias desabrigadas já foram matriculadas na EEB Clotilde Ramos Chaves, para não ficarem sem aulas. A
compreensão vai se estender ainda às aulas de
Educação Física, transferidas para uma quadra menor e descoberta. Em dias de chuva, aulas recreativas serão realizadas em sala.
— Será o nosso exemplo de colaboração e companheirismo. Estas pessoas nos ajudaram até a limpar e pintar a escola para voltarmos as aulas — contou a diretora, que integrou o mutirão de atendimento aos desabrigados.
Até a semana passada, os antigos moradores do Bairro Várzea do Ranchinho ocupavam as salas de aula por família, como se fossem apartamentos. Em novembro, tiveram as casas destruídas por deslizamentos e agora convivem em cômodos divididos com lona preta, que guardam o que restou da enchente, dentro do ginásio.
— Essa mudança já é a quarta que fazemos, desde a enchente, mas agora estou cada vez mais perto de voltar para casa com meu marido e meus três filhos — desabafa a dona de casa Cleonice de Lima.
Segundo a diretora da Defesa Civil, Carla Krug, as obras das 34 casas no Bairro Santa Regina,
com dois quartos, cozinha, sala e banheiro,
devem ser concluídas até abril e doadas a moradores já cadastrados pela Defesa Civil de Camboriú.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.