Emergência em SC | 12/01/2009 22h14min
O governador Luiz Henrique da Silveira e o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, vistoriaram, nesta segunda-feira, as obras de edificação do primeiro galpão de moradias provisórias destinada a população abrigada na cidade. A construção é feita em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados, no bairro Badenfurt. Lá deverão morar em torno de 40 famílias. A obra deve ficar pronta até 31 de janeiro.
Segundo o secretário de assistência social de Blumenau, Mário Hildebrandt, esta é a primeira de uma série de prédios que serão adaptados. Além do Badenfurt, quatro regiões já foram mapeadas para as próximas edificações: Garcia, Progresso, Itoupava Seca e Itoupava Norte.
Cada moradia terá aproximadamente 25 metros quadrados de área útil, padrão para uma família de até seis membros com uma sala e dois dormitórios. Haverá ainda espaço de uso comum com lavação, refeitório e sanitários. No espaço funcionará ainda o setor administrativo e de atendimento dos
técnicos de assistência
social.
Em seguida, o governador participou de uma reunião com os prefeitos dos municípios do Vale do Itajaí afetados pelas cheias, onde foram apresentados os critérios para a construção de moradias populares no Vale do Itajaí. Segundo o levantamento apresentado pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), mais de seis mil casas precisam ser reconstruídas nas regiões atingidas.
Segundo a diretora-presidente da Cohab, Maria Darci Mota, terão prioridade na seleção as famílias atingidas pela tragédia de novembro que foram registradas pela Defesa Civil. Outros critérios, como a presença de crianças, serão levados em conta. Ainda não se sabe quando será feita a seleção, nem a data de início das obras.
Só locais livres de enchente e fora das áreas de risco receberão casas da Cohab. Os terrenos selecionados pelas prefeituras passarão por análise da Defesa Civil e terão vistoria do Ibama ou da Fatma. As casas da Cohab terão 36 metros
quadrados de área, com dois quartos,
sala e cozinha conjugados e um banheiro. O custo de cada unidade está estimado em R$ 15 mil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.