Emergência em SC | 26/12/2008 18h
Nas últimas três semanas, sacos lixo cheios de roupas e calçados têm sido encontrados em terrenos baldios de Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o secretário de obras do município, Lúcio Martins, neste período a prefeitura já encheu um caminhão-baú com o material encontrado.
O secretário acredita que, como os sacos são quase sempre iguais e as doações para flagelados da enchente foram muitas, o que está indo para o lixo são os donativos da Defesa Civil para quem se declarou necessitado.
Nesta sexta-feira, mais 20 sacos foram encontrados em um terreno baldio na Rua João da Costa. Metade das peças estava misturada ao esgoto, em uma vala perto do Rio Camboriú. Os sacos que não tiveram contato com o esgoto foram levados para casa por pessoas que passavam pelo local.
Todo o resto foi parar no aterro sanitário da cidade. A maioria das peças encontradas é levada para lá, por ter mofado ou ficado em contato com o lixo doméstico por muito
tempo.
— Assim que o tempo
melhorou, depois da enchente, recolher sacos pretos cheios de roupa virou quase uma rotina para nós, principalmente nos bairros mais atingidos pela enchente — relatou o secretário.
Martins diz que o que mais impressiona é perfeito estado das roupas e calçados, em geral semi-novos. Mas como eles normalmente surgem perto de esgotos ou encharcados, não são reaproveitados.
A secretária da Defesa Civil de Camboriú, Carla Krug, informou que a distribuição de roupas na cidade foi encerrada temporariamente, por causa da baixa demanda e das denúncias de desperdício.
Denúncia
A Defesa Civil de Camboriú pede à população que denuncie casos de abandono ou queima de roupas e donativos ao órgão. A orientação é que o denunciante anote placas e características de veículos envolvidos ou identifique o endereço de quem está cometendo a infração.
As denúncias servem para o registro de boletins de
ocorrência pela Defesa Civil e a responsabilização de quem comete estes atos.
O telefone de plantão em Camboriú é (47) 9968-6348.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.