Emergência em SC | 15/12/2008 23h19min
A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada divulgou nesta segunda-feira uma nota a respeito dos furtos de donativos praticados na Vila Germânica, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Os soldados flagrados levando embora roupas e alimentos serão investigados pelo comando do 23º Batalhão de Infantaria (BI).
No domingo à noite, a RBS TV exibiu uma reportagem em que eram mostrados soldados do Exército e voluntários furtando alimentos e roupas que foram doados para as vítimas das enchentes em Santa Catarina.
A nota da 14ª Brigada, assinada pelo comandante Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, informa que serão tomadas as medidas disciplinares cabíveis em relação aos militares. Os objetos furtados, se forem recuperados, serão devolvidos à central de triagem.
Os militares foram afastados do trabalho na Vila Germânica e começaram a ser ouvidos nesta segunda-feira. A investigação deve ser concluída em 20 dias, e os soldados flagrados podem receber desde uma
advertência ou até serem expulsos da
instituição.
— O Exército não vai aturar esse tipo de conduta. Mas é preciso lembrar à população que isto é um fato isolado. Nós já atuamos aqui na região de Santa Catarina, em apoio à população, com cerca de 5 mil integrantes. Apesar disso, nós vamos continuar com a nossa nobre missão humanitária em apoio aos atingidos — disse o comandante Pafiadache em entrevista ao Jornal Nacional, reproduzida no site G1.
Leia a íntegra da nota da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada:
1. Os fatos já estão sendo devidamente apurados por meio de procedimento administrativo-investigatório (sindicância), imediatamente instaurado pelo Comandante do 23º BI, visando a completa elucidação sobre as circunstâncias em que se deram, a identificação dos militares participantes de atos irregulares e o levantamento dos itens que tenham sido indevidamente retirados dos estoques.
2. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração, e
esclarecido qual seria o grau de envolvimento de militares nos fatos
em questão, serão aplicadas, de acordo com as normas legais vigentes, as medidas disciplinares cabíveis nos que cometeram atos contrários à disciplina militar.
3. Sendo possível a recuperação de itens indevidamente retirados, os mesmos serão devolvidos ao centro de triagem, salvo se, futuramente, vier a ser determinado que permaneçam à disposição da Justiça Militar da União, como eventuais objetos de prova.
4. O Exército Brasileiro não é, e não será, tolerante com qualquer ato praticado por seus integrantes que contrariem os princípios éticos e as normas legais. A instituição vê o presente episódio como grave, sujeito à rigorosa apuração das responsabilidades, porém, como um fato isolado, e continuará com seu firme propósito de apoiar e assistir a população atingida pelas águas e pelos desabamentos, em toda a região de Blumenau (SC) e demais localidades do Vale do Itajaí.
5. Oportuno lembrar que, desde os primeiros sinais de agravamento da situação
das chuvas, os Exército Brasileiro
disponibilizou, integralmente, seus meios humanos e materiais em apoio à Defesa Civil, já tendo empregado, até o momento, mais de 5 mil homens e mulheres nas ações, alguns deles vindos de outros estados, e que continuará, incansavelmente, a apoiar as autoridades públicas e dar assistência à população atingida.
Soldado na central de triagem: roupas e alimentos que seriam para as vítimas das enchentes foram furtados
Foto:
Reprodução
/
RBSTV SC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.