| 10/12/2008 18h59min
Em almoço com representantes das centrais sindicais, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que vai anunciar nos próximos dias mudanças no cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique da Silva Santos, o ministro disse que já existe uma proposta, mas que ainda precisa de aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, a resposta do governo não foi suficiente para animar os sindicalistas, que esperavam sair do almoço já com uma posição definida. Ao final do encontro, que durou mais de duas horas, o clima era de frustração.
O acordo firmado em 2006 para a correção da tabela estabelece um percentual de 4,5% para 2007, 2008, 2009 e 2010. No entanto, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), deve fechar o ano bem acima desse percentual. Além da mudança do percentual, as centrais reivindicam mudanças nas alíquotas.
Outra proposta que esteve na pauta do
encontro é a garantia de emprego que os sindicalistas esperam que o governo exija das empresas que recebem financiamentos de instituições públicas.
De acordo com Artur Henrique, o ministro se comprometeu a conversar sobre o assunto com presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, em reunião que deverá ocorrer na próxima terça-feira. O governo se prontificou a formar câmaras setoriais para discutir como essas metas poderão ser implantadas.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante reunião com dirigentes de centrais sindicais
Foto:
Elza Fiuza, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.