| 09/12/2008 15h49min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que "tem gente rezando para que a crise pegue o Brasil para o Lula se lascar". A declaração foi dada em discurso durante cerimônia de inauguração de mais um trecho da ferrovia Norte-Sul, em Colinas, no Tocantins.
— Existe uma propaganda sistematizada em favor da crise. Nós temos que falar da crise porque ela é profunda, mas não foi causada por nós.
Direcionado a uma platéia formada por operários da obra e por moradores da região, o discurso de Lula, feito de improviso e com o microfone à mão, foi mais uma tentativa do presidente de tentar estimular a população a continuar comprando.
— Se todo o mundo parar de comprar, teremos a crise. Meu conselho é: se você tiver uma dívida, pague a dívida. Mas se tiver um dinheirinho e quiser comprar um computador ou um fogão, compre, se puder — disse.
Lula também voltou a culpar os países ricos pela crise.
— A
crise aconteceu na Europa, nos Estados Unidos, causada pela
especulação — afirmou, para acrescentar em outro momento do discurso que "quando alguém quer ganhar dinheiro sem produzir ou é ladrão ou é especulador".
O presidente atribuiu à especulação os elevados preços a que chegaram o petróleo e os alimentos nos meses anteriores ao agravamento das turbulências.
— Não havia razão para o petróleo custar US$ 150. Não era a China, era a especulação — acrescentou.
Segundo ele, não há no mundo país mais preparado que o Brasil para enfrentar essa crise. Ele reforçou que agora é o momento de o Estado investir para alavancar a economia.
— Não podemos gastar com custeio. Temos que gastar com investimentos — disse.
Lula, que vinha falando freqüentemente sobre juros bancários, desta vez limitou-se a dizer que o governo "vai consertar" as dificuldades e o custo elevado do crédito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.