Emergência em SC | 05/12/2008 20h24min
Santa Catarina registra 13 casos confirmados de leptospirose, e outras 312 suspeitas da doença foram notificadas à diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. Segundo o órgão, os casos confirmados representam de 20% a 30% do total dos suspeitos notificados.
Os casos confirmados são em Guabiruba (2), Itajaí (2), Joinville (2), São José (2), Guaramirim (1), Brusque (1), Gaspar (1), Camboriú (1), Navegantes (1) e Palhoça (1).
Para evitar a contaminação, as populações atingidas pela enchente devem evitar o contato com a água restante da enchente e a lama acumulada, pois são altamente infectantes. É importante, também, usar luvas e botas na hora da limpeza.
O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias. Os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, como coloração amarelada da pele, insuficiência renal, hemorragias e
alterações neurológicas que podem levar à
morte.
— Ao apresentar alguns destes sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima — orienta Luis Antonio Silva, diretor de Vigilância Epidemiológica.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.