Conteúdo: Emergência em SC | 23/11/2008 19h28min
A chuva constante dos últimos dias em Santa Catarina é provocada pela massa de ar quente do Nordeste do país, que impede o deslocamento natural da frente fria, que está sobre a região entre a Bahia e o Espírito Santo, para o mar. Sem esse deslocamento, a massa de ar frio sobre o oceano, no Sul do país, que está sempre atrás da frente fria, também não se move.
Segundo a Central de Meteorologia, na presença desse tipo de massa de ar os ventos sopram no sentido anti-horário. Pela posição atual, esses ventos estão saindo do mar para o leste de SC provocando nuvens de chuva que se formam com a ajuda da barreira natural da Serra Geral.
De acordo com o mapa climático do país (foto ao lado), nesse momento, a presença de uma frente fria sobre a Bahia e o Espírito Santo recebe um canal de umidade vindo da região da Amazônia. No Sul, há uma massa de ar frio sobre o oceano. Além disso, nos Estados de Ceará e Rio Grande do Norte, há uma forte massa de ar quente.
"O cenário de bloqueio dos
sistemas meteorológicos vem se estendendo por um período mais longo que o normal. Por isso, além de termos chuva forte estamos passando por um período de uma semana com as mesmas condições do tempo que não mudam", aponta relatório dos meteorologistas Leandro Puchalski e Glauco Freitas.
De acordo com eles, o quadro continua preocupante para a população do leste catarinense porque o prognóstico para as próximas 48h continua inalterado. A frente fria continua estacionada no centro norte do Brasil devido à ação do ar quente. Sem alterações desses sistemas, o ar frio no oceano do Sul também não se move, mantendo os ventos do mar para a costa que trazem umidade.
A partir de quarta-feira deverá ter uma diminuição das instabilidades, mas não ausência. Ainda de quarta a sexta-feira pode ocorrer chuva no leste de Santa Catarina, mas provavelmente intercalando com períodos de estiagem da chuva e, inclusive, com algumas aberturas de sol.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.