| 31/10/2008 20h58min
Subiu para 15 o número de municípios catarinenses em situação de emergência devido à chuva. Nesta sexta-feira, Saudades e Formosa do Sul, no Oeste do Estado, mandaram os decretos à Defesa Civil Estadual. Outras seis cidades já informaram que podem decretar, mas ainda não enviaram os documentos à Defesa Civil.
Nesta sexta-feira, uma equipe da Defesa Civil partiu para a vistoria de municípios do Oeste. A gerência avalia, até o fim do dia, se haverá a necessidade de outros integrantes irem para a região na segunda-feira.
Conforme o gerente de prevenção da Defesa Civil do Estado, Edir de Souza, vistorias foram feitas em Abelardo Luz, Passos Maia, Saudades e Zortéa. A prioridade foi dada aos municípios com registro de desabrigados e desalojados. Desde o dia 18 até a tarde desta sexta, foram 1,4 mil registros de desalojados e 98 desabrigados.
— Nosso objetivo é garantir a incolumidade das pessoas. Elas precisam ter roupas secas, alimentos, remédios e água
potável — avaliou.
Em
Abelardo Luz, uma equipe da Vigilância Sanitária deve orientar os moradores na desinfecção dos alimentos. Em um assentamento, as famílias tiveram os mantimentos atingidos pela água. Como muita comida foi inutilizada, pelo menos 200 cestas básicas foram doadas. A Defesa Civil também deixou 50 colchões de reserva técnica para o município.
De acordo com Souza, telhas de amianto serão distribuídas em Passos Maia. Anteriormente, as casas atingidas receberam lonas doadas pela prefeitura.
Os problemas ligados à infra-estrutura, gerados pela chuva em várias cidades da região, como a dificuldade de escoamento de produção e a suspensão de aulas por impossibilidade de transporte escolar, ainda não têm data para serem avaliados.
As prefeituras receberam cinco dias para detalhar as destruições em pontes, pontilhões e estradas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.