| 03/09/2008 09h26min
O tradicional Prêmio Príncipe das Astúrias, distribuído na Espanha desde 1987 para o melhor esportista do ano, ficou com um representante local. Trata-se do tenista Rafael Nadal, que recebeu 18 dos 24 votos para bater nomes como os de Michael Phelps, Usain Bolt e Yelena Isinbayeva em uma eleição cujo resultado foi divulgado nesta quarta em Oviedo.
Realizando a melhor temporada de sua carreira, Nadal faturou em 2008 oito títulos, incluindo dois Grand Slams (Wimbledon e Roland Garros), três Masters Series (Monte Carlo, Hamburgo e Toronto) e uma medalha de ouro olímpica em Pequim. Os resultados o credenciaram frente ao júri presidido pelo ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, a ser o quarto tenista – e primeiro homem da modalidade – a faturar a honraria. As anteriores foram a tcheca Martina Navratilova, a alemã Steffi Graf e a espanhola Arantxa Sánchez Vicario.
Nadal junta-se ao alemão Michael Schumacher, que era o atual detentor do Príncipe das Astúrias, e de compatriotas como Fernando Alonso (venceu em 2004) e os jogadores da seleção espanhola de basquete (venceram em 2006). Além de faturar uma escultura criada por Joan Miró em festa de gala a ser realizada no Teatro Campoamor de Oviedo no próximo mês de outubro, o tenista receberá ainda um cheque no valor de € 50 mil (R$ 119 mil), além de uma insígnia e um diploma referentes à premiação.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.