| 27/08/2008 14h22min
Frustração, um pouco de revolta e alguma alegria. Esses são alguns dos sentimentos que o nadador Eduardo Deboni experimentou após sua aventura olímpica nos Jogos de Pequim.
De volta aos treinos em Palhoça (SC), o nadador gaúcho participou de uma entrevista online com os internautas do clicRBS nesta quarta-feira para falar sobre sua participação na Olimpíada.
Entre outros assuntos, Deboni falou sobre a polêmica tomada de tempo às vésperas da competição, que o tirou da equipe brasileira que disputaria o 4x100m livre. Fernando Silva entrou em seu lugar.
— Sai do Brasil achando que era o titular, mas lá fiquei sabendo que haveria uma seletiva. Fiquei sabendo por um atleta e não pelos técnicos, que já sabiam no mínimo um mês antes — contou.
Por outro lado, Deboni disse que ter participado de uma Olimpíada foi a realização de um sonho, apesar de não ter competido. E que vai treinar ainda mais para disputar a próxima edição, em Londres-2012.
Confira a íntegra da entrevista abaixo.
clicRBS: Boa tarde, Eduardo. Em primeiro lugar, parabéns pela participação nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Eduardo Deboni: Boa tarde a todos!
clicRBS: Você saiu do Brasil como titular da equipe do 4x100m livre, mas acabou ficando na reserva. Foi muito frustrante?
Eduardo Deboni: Pois é! Sai do Brasil achando que era o titular, mas lá fiquei sabendo que haveria uma seletiva.
clicRBS: Você não sabia que essa tomada de tempo seria realizada antes da prova? Isso é comum?
Eduardo Deboni: Fiquei sabendo por um atleta e nao pelos técnico! Que já sabiam no mínimo 1 mês antes! Eu e meu técnico Carlos Camargo não sabiamos de nada! Isso não é comum nessa situação!
Internauta F@D@MEL pergunta para Eduardo Deboni: Olá, Eduardo, tudo bem? Gostaria de saber de vc qual é a sensação de estar representando o Brasil em uma Olimpíada?
Eduardo Deboni: Oi F@d@MEL! Bom, a sensação de ter representado o Brasil nessa Olimpíada foi a maior emoção na minha vida de atleta, afinal realizei um sonho de 20 anos de muito trabalho.
clicRBS: O que aconteceu? Faltou honestidade por parte da comissão técnica?
Eduardo Deboni: Bom, eu acho que a comissão técnica deveria ter falado um mês antes isso! Ter me avisado, e ao meu técnico, assim, eu faria um trabalho específico para a seletiva.
Internauta F@D@MEL pergunta para Eduardo Deboni: Eu acho lindo o espírito olímpico. O que você achou da equipe de natação que foi pra essas olimpiadas?
Eduardo Deboni: Foi a melhor equipe, obtivemos os melhores resultados, conseguimos uma medalha inédita, e toda a equipe ficou muito feliz com isso!
clicRBS: Houve alguma espécie de favorecimento ao Fernando Silva?
Eduardo Deboni: Não sei se houve favorecimento, só acho que a seletiva deveria ter sido justo, ou seja, com a participação dos quatros atletas com tempos parecidos.
Internauta Aquaman pergunta para Eduardo Deboni: Deboni, você acha possível que o Phelps possa repetir os feitos dessa olimpíada em Londres?
Eduardo Deboni: Oi Aquaman! Acho que sim, principalmente nas provas individuais pois ele está muito afrente de todos! O que não podemos prever contudo é os revezamentos!
clicRBS: O que você tirou de positivo de sua participação nessa Olimpíada?
Eduardo Deboni: Acho que estar lá, conhecer o que é uma Olimpíada, estar entre os melhores atletas do mundo, só isso já é uma experiência que poucos atletas conseguem vivenciar.
Internauta Ed.Fisica pergunta para Eduardo Deboni: Quais são as tuas provas preferidas? E quais os teus melhores tempos nelas?
Eduardo Deboni: Ed Física eu sou especialista nos 100m livre , e meu melhor tempo é 49s57. Mas também nado o rezevamento 4x100 livre por consequência.
clicRBS: Qual a importância dessa medalha de ouro do César Cielo para a natação brasileira?
Eduardo Deboni: Assim como tivemos o Xuxa e o Borges, agora o Cielo vai abrir novas portas para a Natação, financeiramente e, o mais importante, vai fazer com que muitas crianças comecem a nadar e isso faz com que o esporte cresça!
Internauta Ed.Fisica pergunta para Eduardo Deboni: Você acha que os clubes brasileiros dão suporte necessário para formar um atleta de ponta? Ou o caminho é seguir o Cielo e ir para os EUA?
Eduardo Deboni: No Brasil ainda falta muita estrutura e apoio financeiro para o auto- rendimento e também para a formação de novos atletas o que nos EUA existe muito! Sou um lutador e permaneço no Brasil mesmo com todas essas dificuldades e quero ajudar o meu esporte a desenvolver novos Cielos e Debonis daqui para frente.
Internauta Fabiano pergunta para Eduardo Deboni: Gostaria de saber onde você está morando e onde está treinando?
Eduardo Deboni: Sou gaúcho, mas moro desde 2003 em Florianópolis e treino com o Técnico Carlos Camargo, ex -técnico do Xuxa, na Equipe Unisul.
clicRBS: Como foi o contato com grandes astros da natação mundial, como Michael Phelps? Qual o teu maior ídolo no esporte?
Eduardo Deboni: Bom, já tive várias vezes contato com o Phelps mas nessa Olimpíada realmente ele mostrou que é o atleta do ano! Meus maiores ídolos são Popov e o Xuxa. Entretanto, conforme os últimos acontecimentos, agora também o Cielo.
clicRBS: Você disse que pretende competir em Londres-2012, quando terá 30 anos. Não é uma idade alta para um nadador de ponta?
Eduardo Deboni: Não terei ainda completado 30 anos, porém como observamos nessa Olimpíada o atleta que fechou o revezamento 4X100 livre dos EUA (Lezac) tem 32 anos e obteve sua melhore performance até agora.
Internauta Ed.Fisica pergunta para Eduardo Deboni: O teu tempo é excelente, mas o que você acha que precisa mudar na sua preparação para baixar o teu tempo?
Eduardo Deboni: Bom isso ainda tenho que conversar com o meu técnico, mas a princípio mudarei muito a parte de golfinhada submersa e trabalho de força fora da água (academia).
Internauta F@D@MEL pergunta para Eduardo Deboni: Vai pedir apoio ao governo para incentivar mais a natação?
Eduardo Deboni: Não só ao governo mas vou buscar de todas as formas apoio para realizar esse projeto!
clicRBS: Deboni, muito obrigado pela sua atenção. Te desejamos sucesso nas proximas competições.
Eduardo Deboni: Foi muito bom participar e estarei aqui sempre quando precisar! Muito obrigado e um grando abraço a todos!
Eduardo Deboni: Tenho metas que criar projetos para a iniciação de crianças na natação! No meu site (www.eduardodeboni.com.br), nos próximos meses darei mais informações sobre esse projeto social e ainda quero realizar uma competição para trazer grandes nomes da Natação mundial para Florianópolis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.