| 12/08/2008 14h52min
Depois de perder em sua estréia nos Jogos Olímpicos de Pequim para a Lituânia, a Argentina se reabilitou e conquistou sua primeira vitória no torneio masculino de basquete da competição. Nesta terça-feira, os atuais campeões olímpicos enfrentaram a Austrália e venceram a partida com 85 a 68, com placar de 39 a 29 no intervalo.
O resultado colocou os argentinos na zona de classificação do Grupo A para as quartas-de-final da competição, na quarta colocação e empatados em três pontos com a Rússia – Lituânia e Croácia lideram com quatro, embora os lituanos levem vantagem pelo saldo. Os australianos, por sua vez, têm dois pontos por duas derrotas, e estão de fora das quatro primeiras colocações junto com o Irã, igualmente batido em seus dois primeiros compromissos olímpicos.
Apesar do tropeço, os comandados de Brian Goorjian deixaram a quadra com o cestinha da partida: Patrick Mills, autor de 22 pontos – exatamente o dobro de seu companheiro Brad Newley, segundo melhor marcador da Austrália. Os argentinos, mais regulares no garrafão, fizeram 21 pontos com Manu Ginóbili, 17 do Luiz Scola, 14 com Carlos Delfino e 12 com Fabrício Oberto.
Logo de cara, a Argentina mostrou que não teria dificuldades e abriu 9 a 1 no placar, graças aos sete pontos do ala Luis Scola nos primeiros minutos. Os australianos não conseguiam marcar, e davam muitos espaços para que Manu Ginóbili e Fabrício Oberto se movimentassem. Resultado: apesar da reação da Austrália, a Argentina fechou o primeiro quarto com vitória por 23 a 11.
No segundo, porém, o confronto ficou mais equilibrado. Apesar do bom rendimento do trio Scola-Ginóbili-Oberto, os australianos conseguiram equilibrar mais as ações, graças à correção nas falhas da marcação. De quebra, o pivô Andrew Bogut, do Milwaukee Bucks, ainda acertou a mão nos lances livres e ajudou o time a diminuir a desvantagem para 39 a 29 no final do primeiro tempo.
Após o intervalo, os aussies deram novas mostras de que pecavam pela afobação, tentado arremessos prematuramente e permitindo que a Argentina abrisse 48 a 35. O time até teve a chance de reagir em falta anti-desportiva de Andrés Nocioni, no qual David Andersen marcou os dois lances livres. No entanto, o time da Oceania não aproveitou o momento e facilitou a tarefa para os sul-americanos, que terminaram o quarto com 63 a 46.
Com a vitória praticamente assegurada, a Argentina permitiu uma queda de produtividade, e chegou a tomar um susto, quando viu a diferença no placar despencar: a Austrália, que tinha 74 a 54 de desvantagem, tirou dez pontos e fez 74 a 64, com boa atuação de Patrick Mills. No entanto, Manu Ginóbili mais uma vez evitou o pior e conseguiu manter a vitória, assegurando a frente de 17 pontos dos sul-americanos ao fim do jogo.
Para tentar reagir na classificação e buscar uma vaga, a Austrália agora volta à quadra nesta quarta-feira, às 11h15min (0h15min de Brasília) para enfrentar o Irã – derrota praticamente elimina qualquer um dos times. Mais tarde, às 22h15min (11h15min em Brasília), a Argentina enfrenta a boa fase da Croácia para não deixar a classificação para as quartas-de-final escapar.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.