| 25/07/2008 05h09min
Em uma noite de atuação e resultado inesquecíveis, o Grêmio derrubou um histórico negativo de seis anos, fez a maior goleada do campeonato de uma equipe jogando fora de casa e plantou-se na liderança isolada do Brasileirão. Foi uma vitória em que o Grêmio reafirmou as virtudes que o estão colocado na condição de forte candidato ao título. Foi também a noite redentora de Perea. Mais uma vez, Celso Roth foi premiado pela convicção e até uma certa dose de sorte. Manteve o colombiano e acabou desfrutando os efeitos de uma escolha correta. O Grêmio não foi melhor do que vem sendo. Defensivamente foi seguro e bem posicionado, rápido nos contra-ataques e, principalmente, capaz de atacar pelos dois flancos com qualidade e sabedoria. O primeiro gol surgiu de um cruzamento perfeito de Paulo Sérgio e, no terceiro, Tcheco, da ponta-esquerda, colocou a bola na cabeça de Marcel. A vitória teve outra peculiaridade: os atacantes fartaram-se de marcar gols. Perea, Marcel e Reinaldo fizeram a festa da torcida com gols que
saíram pelo alto, por baixo, pela esquerda, pela direita, de todas as maneiras. Outra conseqüência positiva: o Grêmio já tem o segundo melhor ataque do campeonato. Ontem, alcançou uma marca que não será conseguida por nenhum time: fazer sete gols no anfitrião. Domingo tem Palmeiras no Olímpico. Luxemburgo deve estar tremendo.
A profecia do Santana
Quem conhece o Paulo Sant'Ana - alguém não conhece? - sabe que o já lendário cronista gosta de fazer previsões. Daria para enumerar dezenas delas, a maioria acertadas, imperioso reconhecer. A última diz respeito ao Internacional e foi feita quando o Inter andava penando na zona do rebaixamento. Quando muitos colorados já temiam uma catástrofe na ante-sala do centenário do clube, o SantAna profetizou:
— Só existe um candidato ao título: o Inter.
Diz o Sant'Ana que a sua previsão foi recebida com risos irônicos do Guerrinha e do Cacalo, o primeiro colorado,
o segundo, gremista. E que, agora, terão que engolir o
Pablo. Mas existe uma indispensável consideração a ser feita com relação à profecia. Na época em que foi feita, o Inter ainda não tinha recebido dois reforços fundamentais: Tite e Fernando Carvalho. Sem eles, será que o Inter estaria conseguindo tão promissora recuperação no campeonato? A menos que o SantAna já soubesse que estas duas figuras seriam buscadas para renovar o ânimo da torcida e do vestiário colorado e, por modéstia, tivesse omitido esta outra profecia. Pode ser. Quando se trata do SantAna, tudo é possível. A propósito, o que DAlessandro e SantAna têm em comum? Adivinhões: o apóstrofe.
Muricy é freguês
Muricy já deve estar traumatizado com os gaúchos. Em 2006, perdeu a Libertadores para o Inter. Em 2007, foi eliminado da Libertadores pelo Grêmio. Este ano, perdeu para o Grêmio, no Morumbi, e no Beira-Rio, para Inter. Freguesão!
Tite
Os números do treinador
colorado são impressionantes. Seu aproveitamento é de 66,6%, percentual de
campeão. Ganhou todas as partidas realizadas no Beira-Rio. Quando assumiu, o Inter estava em 17º lugar, na zona de rebaixamento.
Formatura
Permitam que o colunista ceda espaço para o pai orgulhoso e feliz que esta noite abraçará sua filha, Carolina, por sua diplomação universitária. Parabéns, filhota, pela jornada brilhantemente cumprida. A Camila, minha outra obra-prima, começa este ano a seguir os passos da irmã. Não é para ser coruja?
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.