| 08/06/2008 12h08min
O espanhol Rafael Nadal não deu chances para o número 1 do mundo Roger Federer sonhar com o título inédito de Roland Garros. O tricampeão derrotou o suíço por 3 sets a 0 e garantiu o tetra neste domingo em Paris. As parciais da partida foram 6/1, 6/3 e 6/0.
Nadal e Federer disputaram este ano a terceira final consecutiva em Paris, e assim como ocorreu em 2006 e 2007 o vencedor foi o espanhol. Este ano, a campanha arrasadora do Rei do Saibro teve uma apresentação de gala de 1h49min e com direito a pneu.
Foi a 11ª vitória do atual vice-líder do ranking contra o suíço em 17 partidas. Quando a superfície é o saibro, no entanto, a vantagem de Nadal se torna ainda maior: 9 a 1. A única derrota do espanhol para Federer no piso lento aconteceu em 2007, na final do Masters Series de Hamburgo, por 2/6, 6/2 e 6/0.
Cabeça-de-chave número dois em Paris, Nadal teve uma campanha arrasadora na edição 2008 do Aberto da França. O espanhol não perdeu um set sequer dos 21 disputados, além de ter sido batido em apenas 29 games. Os números fazem com que o tenista repetisse os feitos de 1973 do romeno Ilie Nastase e de 1979 e 1980 do sueco Bjorn Borg, únicos tenistas da era profissional (pós-1968) a vencerem Roland Garros sem perder um set sequer.
O jogo
As coisas não poderiam ter começado piores para Federer. Logo no primeiro game, o suíço serviu e no segundo break point contra a bola para fora e teve seu serviço quebrado. No game seguinte, Federer teve duas chances de dar o troco em Nadal, mas o espanhol conseguiu confirmar o seu saque, conforme o GloboEsporte.com.
O número 1 do mundo penou no terceiro game, quando salvou um duplo break point, mas finalmente conseguiu o primeiro ponto. No restante do set, um passeio de Nadal. No quinto game, o espanhol chegou ao triplo break point, Federer salvou um, mas não resistiu: 4/1. O suíço subia mal à rede e levava de cobertura. Mais uma quebra de Nadal e set fechado em 6/1.
O segundo set foi o mais complicado para Nadal. O espanhol quebrou o serviço no segundo game e Federer, em desvantagem, passou a ser mais agressivo. No terceiro game, em uma bela cruzada de backhand, chegou ao duplo break point e em uma bola na rede de Nadal quebrou o serviço do espanhol. Nadal sentiu o gosto de tomar um passeio nas redes no game seguinte. Federer subiu duas vezes, e definiu o game com um voleio, confirmando o serviço.
O suíço parecia ter finalmente entrado na partida. No saque de Nadal, a rede impediu que ele chegasse ao break point. Um winner de forehand na cruzada do espanhol, no entanto, tirou as esperanças do rival quebrar o serviço: 3/2 Nadal.
Após empatar o set em seu saque, Federer teve nova chance para quebrar o serviço. Mas após uma bola curta do adversário, o número 1 jogou na rede e deu o game para Nadal: 4/3. No oitavo game, o suíço salvou três break points de Nadal, mas na subida para a rede, ele levou uma passada de backhand na paralela. Com 5/3, o espanhol sacou para fechar o set e botou o rival para correr. O suíço errou uma devolução de backhand, o espanhol fez 6/3 e 2 a 0 na partida.
Um erro de Federer permitiu a quebra do serviço de Nadal logo no primeiro game do terceiro set. O Rei do Saibro não tomou conhecimento nos games seguintes e passeou para fechar o título com um pneu: 6/0.
GAZETA PRESS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.