| 09/05/2008 20h11min
Eliminado nas duas competições em que participou no primeiro semestre do ano, o grupo de jogadores do Grêmio chega sob total desconfiança para a estréia no Brasileirão às 18h10min de sábado, no Estádio do Morumbi, contra o time misto do atual campeão São Paulo. Com a ausência de William Magrão, Celso Roth optou por escalar a equipe titular no esquema 3-5-2, com a entrada de Pereira fazendo a função de líbero.
Na entrevista coletiva após o treinamento de quinta-feira, Roth lamentou o fato de ter tido pouco tempo para trabalhar o esquema tático que a equipe irá utilizar frente ao São Paulo. A lesão de William Magrão ocorreu no final do trabalho de terça, quando o volante recebeu uma pancada na coxa de Jonas.
A partir daí surgiram especulações de quem entraria no time titular. Os recém-contratados Makelele e Amaral surgiram como alternativas, mas o treinador resolveu que a entrada de Pereira como zagueiro na sobra seria mais benéfica para a equipe.
Apesar do pouco tempo para treinar o time que inicia o Brasileirão, o zagueiro Léo acha que, neste período de inatividade, o grupo conseguiu um bom entrosamento:
– A equipe já vem praticamente treinando junto há um mês. Estamos bem concentrados e motivados para este jogo – disse o zagueiro.
Discurso de Odone antes da viagem
Antes da viagem para a capital paulista, o presidente Paulo Odone foi ao vestiário do Estádio Olímpico reforçar a confiança da direção no elenco gremista. O comandante do clube usou os exemplos de Palmeiras e Flamengo, que eram considerados favoritos e acabaram sendo surpreendidos por adversários teoricamente mais fracos:
– Ninguém é melhor ou pior que o Grêmio. Futebol só se decide no campo e com espírito de superação. No tempo que estive aqui no Olímpico sempre foi assim. Todo mundo é igual hoje no Brasil, eu não tenho dúvida disso – disse Paulo Odone.
No discurso aos jogadores, o presidente pediu que os atletas não se deixassem influenciar com os boatos de que Celso Roth perderia o emprego em caso de uma derrota na estréia. Mas não resta dúvida que a permanência do treinador no comando do time tricolor passa por uma boa atuação no Morumbi.
Além dos titulares, também foram relacionados para o jogo o goleiro Marcelo Grohe, os volantes Makelelê e Amaral, o zagueiro Thiego, o lateral-esquerdo Hidalgo e os atacantes ndré Luís, Rodrigo Mendes e Jonas.
São Paulo prioriza Libertadores
Quem pode ajudar Celso Roth a continuar como técnico do Grêmio é Muricy Ramalho. O treinador são-paulino deve preservar alguns jogadores visando o confronto pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América diante do Fluminense no meio da semana.
Muricy não anunciou oficialmente o time do São Paulo. Certo mesmo é que Aloísio, André Dias e Jorge Wagner, todos lesionados, ficam de fora. Outro que não poderá participar do confronto é o meia Hugo. O departamento jurídico do São Paulo não conseguiu reverter em cestas básicas uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma expulsão no campeonato de 2007.
Richarlyson, Miranda, Hernanes e Adriano também podem ser preservados. Entre as novidades do time paulista para a estréia no Brasileirão está o lateral-direito Jancarlos. O jogador contratado junto ao Atlético-PR está a dois meses no Morumbi e fará a primeira partida com a camiseta são-paulina neste sábado.
A entrada de Jancarlos foi a única pista que deu Muricy Ramalho sobre a escalação a equipe. Mesmo tendo que poupar alguns jogadores para a Libertadores, o treinador garante que não irá fazer mudanças drásticas no time:
– Não posso mudar a estrutura do time, até porque não tenho jogadores para todas as posições – garantiu o técnico do São Paulo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.