| 20/04/2008 04h34min
Difícil olhar para a lista de artilheiros do Inter e perceber que Nilmar tem apenas um gol. Marcou tantos gols quanto Guto, Wellington Monteiro ou Danny Morais. Contratado em setembro, sofreu com a descontinuidade. Em 2007, ficou um mês parado devido a uma luxação no ombro. Este ano, disputou seis partidas. Nilmar não fez gols, mas diz que a confiança retornou. E pretende fazer da partida contra o Caxias, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, um recomeço definitivo.
Os problemas físicos do atacante tiveram início em julho de 2006, no Corinthians, quando ele rompeu o ligamento anterior do joelho direito. Oito meses depois, Nilmar voltaria a jogar e, em seguida,
romperia o ligamento cruzado anterior do outro joelho. Um drama
sem fim. Curioso é que o único gol seu nesta temporada rendeu um título. Foi de bicicleta, diante da Inter, de Milão, na final da Copa Dubai. Nilmar descarta preocupações com uma nova lesão:
— Comecei as partidas contra Caxias e Paraná. Foram jogos atípicos, nos quais a bola quase não chegou ao ataque. Não é desculpa, mas não tive chance de gol. Tenho certeza de que assim que fizer um gol não vou parar mais de marcar.
Aos 23 anos, Nilmar apresenta um semblante sereno, apesar da pressão pela falta de gols. Após a contusão muscular diante do São José, em janeiro, passou por dois meses de trabalhos de força e resistência. Ganhou dois quilos de massa muscular, passando de 66kg para 68kg. Até dezembro, planeja chegar aos 70kg:
— Contra o Caxias já estarei com 100% do meu ritmo. Minha cobrança pessoal é grande. Sei que preciso fazer muito mais pelo Inter, e isso virá conforma a seqüência de jogos.
Apoio no vestiário não
falta. O técnico Abel Braga disse que Nilmar merece
crédito da torcida:
— No começo do ano, Nilmar não tinha a força que tem hoje. Até mancava em alguns treinos. Agora, está tinindo de novo. É estranho vê-lo com apenas um gol no ano, mas vai deslanchar em breve.
A expectativa no Beira-Rio é de que o golzinho referido por Abel saia neste domingo. Não apenas para garantir vaga na final do Gauchão. Na quarta-feira, diante do Paraná, o Inter terá de fazer 3 a 0 para seguir na Copa do Brasil. Precisará dos gols de Nilmar. Mas, antes disso, o reforço mais caro do ano precisa deslanchar. E a chance é hoje, contra o Caxias, no jogo do recomeço.
Os 722 minutos de Nilmar
Desde o seu retorno, em 17 de setembro do ano passado, Nilmar atuou em 11 jogos e fez um gol:
EM 2007
4/11: Vasco 1x2 Inter - 60 minutos.
10/11: Inter 1x0 Cruzeiro - 45 minutos (saiu no intervalo com luxação no ombro)
Em 2008
5/1:
Stuttgart 0x1 Inter - 70 minutos.
7/1: Inter, de Milão 1x2 Inter - 88 minutos (gol de
bicicleta que deu o título da Copa Dubai).
12/1: Al Jazira 0x1 Inter - 45 minutos (titulares jogaram só segundo tempo).
20/1: Inter-SM 2x2 Inter - 90 minutos.
25/1: Inter 2x0 Veranópolis - 90 minutos.
27/1: São José 1x4 Inter - 66 minutos (saio por lesão muscular).
5/4: Inter 3x2 Ulbra - 30 minutos, após 68 dias parado. Sofreu um pênalti.
13/4: Caxias 0x1 Inter - 63 minutos.
16/4: Paraná 2x0 Inter - 75 minutos
Os caminhos da final
- Vitória do Inter ou empate: Inter classificado
- Vitória do Caxias por 1 a 0: pênaltis
- Vitória do Caxias por qualquer outro escore: Caxias classificado
Com apenas um gol desde o retorno ao Inter, Nilmar pretende iniciar nova fase: "Tenho certeza de que assim que fizer um gol, não vou mais parar de marcar"
Foto:
Valdir Friolin
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.