| 06/03/2008 19h47min
A Fiorentina pressionou e conseguiu iniciar com vitória sua participação nas oitavas-de-final da Copa da Uefa. Nesta quinta-feira, o time de Florença se aproveitou do fato de ter jogado em casa e derrotou o Everton por 2 a 0, abrindo vantagem na disputa por uma vaga entre os oito melhores clubes da competição.
Os gols da partida foram marcados somente no segundo tempo, embora o time violeta tenha criado diversas chances antes do intervalo. O jovem sérvio Zdravko Kuzmanovic, de 20 anos, abriu o placar aos 24 minutos, enquanto Riccardo Montolivo tratou ampliar para os anfitriões aos 36.
A Fiorentina pressionou o Everton durante todo o primeiro tempo, mas sem conseguir fazer o gol. O argentino Pablo Osvaldo e os experientes Christian Vieri e Tomas Ujfalusi criaram oportunidades, parando na defesa dos Toffes. Aos 39 minutos, o lateral-esquerdo Manuel Pasqual fez as honras de homem-surpresa do time da casa e também desperdiçou boa chance.
Após o intervalo, foi Dario Danielli quem saiu da defesa viola para tentar a sorte na frente, sem sucesso. Porém, de tanto insistir, a Fiorentina finalmente conseguiu balançar as redes do time inglês: aos 24 minutos, Ujfalusi aproveita o rebote do chute de Montolivo e cruza para a área. Livre da marcação, Kuzmanovic escorou e abriu o placar.
Com o gol, os azuis de Liverpool começaram a se arriscar na área do time de Florença, especialmente com as chances de Cahill, Yakubu e Jagielka. Porém, a Fiorentina conseguiu ampliar sua vantagem aos 36 com Montolivo, que aproveitou o cruzamento do dinamarquês Martin Jorgensen para acertar de bate-pronto e dar números finais ao jogo.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Liverpool. O time do Goodison Park precisa vencer em casa por três gols de diferença para evitar a decisão por pênaltis. No caso de vantagem britânica de dois gols, os italianos passam se marcarem fora de casa.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.