| 20/02/2008 18h37min
Em uma de suas melhores exibições na temporada, o Barcelona não tomou conhecimento do Celtic, mesmo jogando na Escócia, e saiu na frente na briga por uma vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Jogando com Ronaldinho, Messi e Henry desde o início no ataque, o time espanhol venceu os escoceses de virada por 3 a 2 e podem até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 no jogo de volta na Espanha, em 4 de março, para seguir na competição européia.
A vitória teve como marca o retorno em grande estilo de Ronaldinho Gaúcho à titularidade, dando passe para o segundo gol, assinalado por Henry. O grande nome do jogo, contudo, foi o argentino Lionel Messi, autor de dois gols para o clube azul-grená. Aproveitando falhas da defesa catalã, Vennegoor e Roger fizeram os tentos escoceses
O jogo
O técnico Frank Rijkaard surpreendeu na escalação inicial e optou pela escalação de Ronaldinho no ataque ao lado de Henry e Messi, deixando Eto’o no banco. E o camisa 10 confirmou que a boa fase pode voltar ao seu convívio. O brasileiro foi o maestro das jogadas ofensivas catalãs e comandava a intensa troca de passes do Barça.
Além do ótimo desempenho do gaúcho, os espanhóis cumpriam à risca o pedido do técnico pela manutenção da posse de bola e tinha amplo domínio do duelo nos primeiros 15 minutos, abusando também das jogadas pelas laterais. A partir dos 12 minutos, o Barcelona criou três excelentes chances. Em uma delas, Henry roubou a bola da defesa escocesa e rolou para Iniesta encher o pé e obrigar o goleiro Boruc a fazer ótima defesa. Na cobrança de escanteio, o atacante francês chutou com perigo e a zaga afastou. Em nova cobrança, Ronaldinho quase marcou um gol olímpico.
A supremacia espanhola, contudo, não era mostrada no placar. E o time azul-grená acabou levando o castigo. Pouco acionada, a defesa catalã mostrou sua deficiência na bola aérea na primeira oportunidade criadas pelo Celtic. E, aos 15 minutos, após bate-rebate na defesa, a bola foi cruzada para Vennegoor, sozinho, cabecear para o gol, sem chances para Valdes.
A vantagem escocesa, no entanto, durou apenas três minutos. A força individual dos jogadores do Barcelona fez a diferença nos pés de um de seus atletas com mais talento. Em lance rápido, Messi invadiu a área pela direita, tabelou com Deco e recebeu na pequena área, de frente para Boruc. E com um toque de perna esquerda jogou a bola para as redes.
O efeito do empate manteve o clube espanhol no ataque. Messi passou a ser mais incisivo e era a grande arma ao lado de Ronaldinho. A dupla sul-americana esteve perto de marcar em ótimos lances, mas logo o Celtic acordou, adiantou a marcação e deixou o confronto mais truncado.
Com o jogo em um estilo que lhe favorecia, o Celtic conseguiu retomar a vantagem no marcador antes do intervalo. Mais uma vez, em uma falha do sistema defensivo catalão. Aos 37 minutos, novo cruzamento da esquerda encontrou Robson, que com um leve toque de cabeça encobriu Valdés.
A derrota parcial aumentou ainda mais a presença ofensiva do Barcelona. Um novo empate na etapa final era questão de tempo. E o time de Rijkaard precisou de pouco. Logo aos seis minutos, Ronaldinho voltou a funcionar bem e deu um belo toque para Henry na entrada da área, pela esquerda. Em lance típico em seu repertorio, o francês dominou e tocou no ângulo de Boruc para empatar.
O jogo era amplamente favorável para o Barça. A excelente atuação de seu criativo setor ofensivo dava a certeza da vitória mesmo em campos escoceses. Henry e Messi não hesitavam em arriscar perigosos arremates e a movimentação de Ronaldinho resultava em muitas chances.
Na metade do segundo tempo, o brasileiro foi sacado para a entrada de Eto’o. E o camaronês entrou bem, sendo decisivo em um de seus primeiros lances. Em lançamento rápido pela esquerda, aos 34 minutos, o africano lançou a bola na área buscando Messi. A defesa cortou mal e a bola sobrou limpa para o argentino, que deu um lindo corte no seu marcador e, caído no chão, bateu para virar o placar.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.