| 26/01/2008 12h39min
A Ulbra mostrou neste sábado porque é uma das mais fortes candidatas ao título da Superliga Masculina de Vôlei. Com apenas uma derrota em toda a competição, a equipe venceu o Minas na final do segundo mini-torneio por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/22, 21/25 e 25/21.
Os comandados do técnico Percy Oncken já haviam deixado escapar a chance de disputarem a primeira das cinco finais da Superliga 2008, quando ficaram atrás apenas da Cimed no Grupo B. Já o Minas disputou as duas decisões realizadas até agora e conquistou o título da primeira decisão em cima do Cimed.
Mesmo assim, mineiros, catarinenses e paulistas (que também atuam no Rio Grande do Sul) contam com dois pontos a mais cada um na classificação geral do torneio. Ao final do quarto mini-torneio, os oito melhores times em aproveitamento geral passam para as quartas-de-final, que serão disputadas em eliminatórias simples. Os vencedores dos jogos passam às semifinais e,
posteriormente, à final.
O time
mineiro, mesmo com duas derrotas nas finais desta edição, é o atual campeão e maior vencedor da história da Superliga, com quatro títulos, sendo três consecutivos (1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002). Por outro lado, a Ulbra levantou o troféu em três ocasiões (1997/1998, 1998/1999 e 2002/2003).
Por isso, como esperado, Ulbra e Minas fizeram um duelo bastante equilibrado neste sábado. Nos dois primeiros sets, o time de Suzano apoiou-se na atuação destacada do ponteiro Bob e abriu ligeira vantagem no saque, fechando as parciais com o mesmo placar de 25/22.
Porém, no terceiro set, os mineiros resolveram reagir e complicar para a Ulbra. Graças às atuações do oposto Rivaldo – então principal pontuador da partida – e do meio-de-rede Alberto, a equipe azul conseguiu construir uma vantagem de 18/14 no set, administrando a diferença até o ponto decisivo.
O susto, no entanto, parou por aí. Dominante, o time vermelho abriu frente desde o início da quarta
parcial. Os mineiros ainda evitaram o
desfecho da partida com dois pontos no final, mas a Ulbra selou a conquista do segundo mini-torneio com uma cortada certeira de Bob.
Para o experiente Ânderson, ouro nas Olimpíadas de Atenas com a seleção brasileira, pesou o fator psicológico do time.
– A Ulbra se superou hoje neste jogo, fez uma grande partida – disse o oposto, principal reforço da equipe, em entrevista à Rede Globo.
– Demonstramos mais vontade, mais concentração em todos os fundamentos – completou.
A Superliga faz agora uma pausa para o Carnaval e volta às atividades no dia 7 de fevereiro, quando se inicia o terceiro mini-torneio da competição, com partidas dentro das respectivas chaves invertidas em relação ao primeiro turno. A Ulbra reestréia fora de casa contra o Sada/Betim pelo Grupo B, enquanto o Minas visita a Uniamérica no Grupo A.
Matéria corrigida às 15h26min
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.