| 20/11/2007 06h01min
Renan tem certeza de que 2008 será seu grande ano no Inter. Abel Braga praticamente garantiu a sua titularidade para a próxima temporada, mas afirmou: sem abrir mão de Clemer.
Como bom empregado, o titular de hoje admitiria ser reserva, se for confirmada a decisão da comissão técnica. Só falta a direção definir se renova o seu contrato. Este é o assunto mais discutido após a volta da semana de folga, no Beira-Rio.
Abel deixou claro: vê em Renan todas as qualidades necessárias para ele se tornar um dos maiores nomes brasileiros da posição. A preocupação no Beira-Rio é dar seqüência ao jovem de 22 anos (que completa 23 anos em janeiro) e garantir vaga na Olimpíada de Pequim.
– Minha idéia é essa, o Renan sabe disso, o Clemer sabe disso, a direção sabe isso. Mas o que permite a titularidade é dar chance. Agora, ele tem de agarra-la – afirmou Abel.
Mesmo involuntariamente, o anúncio da mudança evita a repetição do episódio ocorrido no meio do ano. Em maio, na intertemporada que a equipe realizou em Bento Gonçalves, o então técnico Gallo chamou o preparador de goleiros Giuliano Roxo para uma reunião no Hotel Dall'Onder. Perguntou como estava Renan tecnicamente, ouviu um "muito bem, excelente" em resposta e anunciou que colocaria Clemer na reserva.
Gallo alertado de que não havia motivos para substituir Clemer naquele momento, pois o goleiro apresentava boas atuações. O treinador, porém, assumiu a responsabilidade da troca. Renan foi prejudicado pelo desentrosamento do time, sobretudo pela fragilidade da zaga, e acabou sendo sacado, sem maiores explicações.
– Claro que o sentimento de frustração e chateação foi enorme porque era uma oportunidade importante. Sabia da responsabilidade que estava encarando. As pessoas do clube me deixaram tranqüilo em relação a isso – lembrou Renan.
E foi para as pessoas que acompanham seu trabalho há 13 anos nas categorias de base do clube que Renan confidenciou no decorrer de 2007: achava que já havia passado por todas as etapas de aprendizado necessárias para um goleiro adquirir experiência. Devido aos próprios Jogos da China, queria atuar em 2008, ou então tomaria um novo rumo na carreira. Mesmo que Clemer seja sua sombra no banco, ele diz estar preparado para assumir a titularidade.
– Depende só de mim. Fico tranqüilo porque conheço meu trabalho, as coisas vão acontecer independentemente de quem vai ficar ou não – assegura Renan.
– O Clemer encerraria a carreira dele no ano passado. No acordo que fez com o clube, por ter conquistado Libertadores e Mundial, teve o prêmio de encerrar 2007 no time. O ano que vem está partindo de mim. Acho que preciso de um jogador como ele no grupo – concluiu Abel.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.